Olhar Jurídico

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Civil

Justiça capacita 312 novos servidores para as unidades penais

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) deu início nesta segunda-feira (17.06) ao curso de Formação Inicial para os 312 servidores aprovados e classificados no concurso público e convocados no último mês de maio pelo Governo do Estado. Eles vão atuar no Sistema Penitenciário nos polos de Cuiabá, Rondonópolis, Água Boa, Sinop e Rondonópolis. Fazem parte do grupo os agentes penitenciários, mas também há técnicos e servidores administrativos.


A cerimônia de abertura da capacitação ocorreu no auditório das Promotorias de Justiça, na capital, com a presença do secretário-adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro. Ele representou na ocasião o secretário titular Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, que cumpre agenda fora do estado.

O coronel Castro disse que a Sejudh recebe com orgulho os novos profissionais que vieram para somar com o corpo funcional que atua nas unidades penais. O secretário destacou que "compete ao Sistema Penitenciário custodiar e ressocializar os apenados e nesse sentido ressaltou a importância dos servidores que vão lidar diretamente no atendimento aos reeducandos". Ele ministrou a aula inaugural do curso, ocasião em que traçou um panorama do segmento no Estado, elencado inclusive os desafios e metas já alcançadas no objetivo de humanizar e modernizar o Sistema Penitenciário em Mato Grosso.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, João Batista, afirmou que o Estado cumpre parte importante da pauta de reivindicação da categoria que é o aumento de efetivo nas unidades penais. O curso tem carga horária de 138 horas/aulas e conteúdo focado em conhecimento teórico e prático, é vinculado à matriz curricular do Departamento Penitenciário Nacional ( Depen), conforme a responsável pela capacitação na Escola Penitenciária, Edilene Marques Correa.

Prestigiaram o evento ainda, o superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho, o superintendente de Gestão de Cadeias, Altair Vicente Camilo Júnior, o gerente de Inteligência Flávio Amorim, o gerente de Saúde Hozano Delgado, diretores das penitenciárias de Cuiabá e representantes da Escola Penitenciária.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet