Olhar Jurídico

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Geral

TAC FIRMADO

Alunos do IFMT que passaram por greve poderão fazer matrícula condicional

Foto: Reprodução/Ilustração

Alunos do IFMT que passaram por greve poderão fazer matrícula condicional
Foi firmado, nesta sexta feira (21), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Universidade de Cuiabá (Unic) e o Ministério Público Federal (MPF). Com o TAC, a instituição de ensino se compromete a aceitar a matrícula condicional dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com graduação prevista para março de 2014, que foram aprovados no último vestibular.


Leia mais 
Juiz bloqueia R$ 122 mil da primeira-dama de VG; MP a acusa de manter dois empregos públicos por anos


O IFMT atrasou o fim do ano letivo de 2013, postergando a conclusão do curso dos alunos do ensino médio e impedindo suas matrículas na Unic nos cursos superiores com início no primeiro semestre de 2014. O ano letivo no IFMT será concluído no próximo mês (27/03/2014)

Segundo o procurador da República Gustavo Nogami, que atua na área de defesa da cidadania, o acordo com o MPF ainda prevê a concessão de bolsas do PróUni sob condição resolutiva para os estudantes egressos do IFMT que se enquadrem nos requisitos legais necessários para serem beneficiários da bolsa de estudo.

O aluno do IFMT que realizar a matrícula condicional na Unic e obtiver a bolsa do PróUni deverá apresentar o certificado de conclusão do ensino médio até o dia 30 de maio, a fim de que não sejam canceladas a matrícula e a bolsa de estudos.

Ao fazer a matrícula, o aluno assinará um termo de compromisso com a Unic, em que toma ciência de que a falta da entrega dos documentos que comprovem a conclusão do ensino médio implicará no cancelamento da matrícula provisória e da bolsa de estudo, além de impedir novos benefícios do PróUni.

Em caso de descumprimento do que foi acordado com o MPF, o termo de ajustamento de conduta prevê multa de R$ 1 mil para cada obrigação descumprida (cada aluno que deixou de ser matriculado ou contemplado com a bolsa de estudos).

Leia mais notícias do Olhar Jurídico



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet