Olhar Jurídico

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Geral

36,5%

Mulheres ganham espaço na Justiça comum de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Shelma Lombardi de Kato

Shelma Lombardi de Kato

O dia internacional da mulher foi instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo na escolha da data - segundo declarações na época da criação - era cristalizar a lembrança das conquistas sociais, políticas e econômicas empreendidas pelas mulheres. O sucesso feminino nas diversas camadas da sociedade é cada vez maior. No setor da Justiça Comum de Mato Grosso, por exemplo, a atuação feminina é fundamental, mostrando-se uma importante face do nosso Judiciário.


Leia mais
OAB/MT exclui advogado condenado por decapitar amante e matar delegado; defesa recorre


Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), atualmente o Poder Judiciário do estado possui 230 juízes, dos quais 84 são mulheres. Os números provam que 36,5% dos magistrados exercendo suas funções são do sexo feminino. Mesmo ainda não sendo maioria, a força e contribuição da mulher está crescendo.

Se analisarmos os dados históricos veremos que a primeira juíza a trabalhar na Justiça Estadual foi a hoje
desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, que tomou posse no dia 28 de novembro de 1969, assumindo suas funções em 5 de dezembro de 1969.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do TJ-MT, as últimas juízas empossadas foram Luciana Braga Simão Tomazetti e Kátia Rodrigues Oliveira, ambas no dia 15 março de 2013, assumindo as funções em 18 março de 2013.

No passado, a magistratura era comumente idealizada no imaginário popular como uma profissão voltada ao sexo masculino. Porém, graças as constantes conquistas femininas, juízas de direito ganham, por merecimento, seus espaços.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet