Olhar Jurídico

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Geral

TJMT formará novos auditores internos

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso formará mais uma turma de auditores internos na próxima semana (26 e 27 de maio) durante os cursos Interpretação da Norma NBR 9001:2008 e Formação de Auditor Interno. As capacitações serão realizadas das 8h às 18h na Escola dos Servidores do Poder Judiciário e são direcionadas para os servidores que atuam nas áreas já auditadas ou que serão auditadas externamente.


A primeira palestra tem o intuito de fazer com que os participantes estejam aptos a conhecer a norma, elaborar a documentação necessária para os sistemas de qualidade que utilizam e ainda para que tenham conhecimento técnico eficiente de implantação de sistema e dos principais mecanismos de qualificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ).

Já a segunda, para formação de auditor interno, tem o objetivo de prover treinamento profissional nos princípios e práticas da auditoria de Sistema da Qualidade com base na NBR ISO 9001:2008, para capacitação e realização de auditorias internas. Neste evento serão abordados assuntos como a preparação da auditoria, a condução, declarações de não conformidade, elaboração de relatório de auditoria, acompanhamento das ações corretivas e ainda competências inerentes ao auditor interno.

Todo o conteúdo será apresentado pelo consultor Leopoldo Santana Luz. Ele possui vasta experiência em implantação do SGQ e certificação NBR ISO 9001:2008 nos tribunais superiores, federais e estaduais, sendo o responsável pelas implantações do SGQ e Certificação nos gabinetes do Ministro Ricardo Lewandowski no TSE e STF. O consultor também é auditor de sistemas de gestão da qualidade segundo a norma NBR ISO 9001 tendo realizado mais de 300 auditorias na condição de auditor líder ou segundo auditor; é delegado brasileiro no comitê brasileiro responsável pela edição da norma ISO 9001 e também um dos dois representantes do Brasil no CB-25 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

As Auditorias Internas, que serão realizadas em julho e novembro, precedem a auditoria externa que mantém o certificado ISO 9001 para as instituições. Estas ações são realizadas pela equipe de auditores do Tribunal e têm como objetivo verificar se o Sistema de Gestão da Qualidade, que foi estabelecido, implementado e mantido, está em conformidade com a norma de referência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet