Olhar Jurídico

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Geral

'INSTITUIÇÃO ESSENCIAL'

Congresso Nacional promulga Emenda Constitucional das Defensorias Públicas

Foto: Reprodução

Congresso Nacional promulga Emenda Constitucional das Defensorias Públicas
Foi promulgado, nesta quarta-feira (04), em sessão solene do Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 80/2014, decorrente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Defensorias, Representando Mato Grosso, estavam a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Amdep), Fernanda Cícero de Sá Soares, e a Vice-Presidente, Silvia Maria Ferreira, ambas atuantes na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Instituição.


Leia mais 
Promotor defende práticas in loco nas seções para combate a crimes eleitorais


A Emenda fixa o prazo de oito anos para que todas as Comarcas do Brasil contem com um Defensor Público e estabelece que o número de profissionais deverá ser proporcional à demanda do Município e à população abrangida pela Comarca. Com a mudança na Constituição, ficou ainda mais claro que é papel das defensorias garantir a defesa integral e gratuita dos economicamente menos favorecidos, abrange tanto os direitos individuais como coletivos, seja na via judicial ou extrajudicial.

Durante a sessão que marcou a promulgação da emenda, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou que a Defensoria Pública é uma “instituição permanente e essencial ao estado de direito”.

Uma das motivações para apresentação da proposta, que agora virou Emenda Constitucional, foi os índices apresentados no estudo elaborado pelo Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e intitulado de “Mapa da Defensoria Pública no Brasil”. Conforme o levantamento, hoje somente cerca de 28% das Comarcas do País contam com o atendimento de um Defensor Público.

Em Mato Grosso, embora o índice seja maior do que a média Nacional, sendo superior a 50%, o intuito do Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, é convocar o maior número de Defensores Públicos aprovados no Concurso Público realizado em 2010 até 30 junho, quando se encerra o prazo de validade do mesmo. Hoje a Instituição conta com 154 Defensores atuando em 42 das 79 Comarcas do Estado.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet