Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Implantação de gestão por competência avança no TJ

Avanços na implantação da avaliação dos servidores foram apresentados para o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, na manhã desta quinta-feira (14 de agosto), na sala da presidência. A pauta da reunião teve como mote a implantação da Avaliação de Desempenho com Foco na Gestão por Competência, ou seja, a análise dos trabalhos desenvolvidos nas comarcas e no TJMT levando em consideração os pontos fortes e as oportunidades de melhoria por meio de conhecimento.


A avaliação por competência é apenas uma das ações implantadas pela gestão do presidente, Orlando Perri, em prol dos servidores e com foco na melhoria da prestação jurisdicional.

Durante a reunião, a coordenadora de Recursos Humanos, Renata Bueno, lembrou que a gestão por competência possibilita a progressão vertical dos servidores e permite o melhor aproveitamento das potencialidades de gestores e servidores no cumprimento das responsabilidades. Ela afirmou ainda que um dos grandes ganhos com a gestão por competência é o mapeamento e a divulgação das expectativas que a Instituição tem em ralação ao trabalho de cada servidor.

“O modelo de gestão de pessoas com foco em competência leva em consideração quatro pilares, a Transparência (nas atividades), a Justiça (com servidores), a Meritocracia (para valorização dos servidores) e o Desenvolvimento (por meio de conhecimento). A meritocracia, por exemplo, pode ser usada para promover os servidores que tiverem melhor desempenho. Também poderá ser aplicada como critério nos processos remoção, movimentação interna e, quem sabe, até para assumir cargos de chefia. Quem trabalha melhor tem que ser valorizado”, explica à coordenadora.

Orlando Perri ressaltou que a implantação da gestão de pessoas com foco em competência, integra uma das principais metas de sua gestão que é melhorar a prestação jurisdicional nas duas instâncias da Justiça mato-grossense. “Este é um serviço trabalhoso e que deve ser realizado a longo prazo. Os resultados, entretanto, poderão ser sentidos pela população na entrega eficiente dos serviços judiciários que, com absoluta certeza, levarão o TJMT ao patamar de um dos tribunais de ponta deste país”, pontua o presidente.

Investimento nos Servidores - Desde que assumiu a presidência do TJMT, Orlando Perri vem implantando uma série de ações para valorizar os servidores do Poder Judiciário, pois acredita que com servidores mais motivados e com conhecimentos técnicos é possível melhorar a prestação jurisdicional.

Reenquadramento - Um dos exemplos dessas ações, o reenquadramento precede a progressão horizontal e vertical e foi determinado pelo desembargador para que os servidores tivessem sua situação adequada corretamente dentro da carreira, de acordo com a tabela salarial. “Este reenquadramento teve início em 2010, porém foi feito em uma tabela da Lei 6.614, enquanto a lei em vigência é a Lei 8.814, também conhecida como SDCR (Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração)”, explica a coordenadora de Recursos Humanos, Renata Bueno.

Os trabalhos começaram no ano passado, quando cada servidor foi realocado nas tabelas do SDCR referentes à carreira em que ocupa. Eles foram posicionados salarialmente, para que fosse possível evoluir com as progressões vertical e horizontal.

Progressão horizontal – Concluído o reenquadramento, foi dado início aos trabalhos relativos à progressão horizontal prevista no art. 26 do SDCR. Esta forma de progredir na carreira leva em consideração as qualificações dos servidores (graduação de ensino médio, 120h em cursos de capacitação, graduação em curso de nível superior, pós-graduação Lato-Sensu, mestrado e doutorado) exigidas para ascensão à classe em que se encontra.

Progressão vertical – No período de 25/11/2013 a 19/12/2013 foi realizada a primeira avaliação referente aos 1º e 2º ciclos da avaliação e desempenho, sob a ótica da perspectiva comportamental. De acordo com a CRH, a segunda avaliação está prevista para o segundo semestre de 2014.

Cursos – Outra área considerada vital pelo presidente Orlando Perri é o conhecimento técnico dos magistrados e servidores. Ele determinou à escola investimentos maciços em cursos que agreguem conhecimento para a prestação jurisdicional, principalmente para servidores da Primeira Instância.

Neste sentido, fora as centenas de cursos ofertados, já foram oferecidos dois cursos de pós-graduação aos servidores do Poder Judiciário, de forma totalmente gratuita, ou seja, sem que nenhum servidor precise gastar nada para estudar. Em contrapartida, eles precisam se esforçar, tirar notas boas e não reprovar. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet