Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

CUIABÁ

Cartórios passam por vistoria para sanar erros e cobranças indevidas

Cartórios passam por vistoria para sanar erros e cobranças indevidas
Com o objetivo de identificar e sanar possíveis erros em atos como registros e cobranças indevidas, sete cartórios de Cuiabá começaram a ser vistoriados por uma equipe do Fórum municipal. A Central de Testamentos e os cartórios de paz e notas de Acorizal e dos Distritos de Nossa Senhora da Guia e do Coxipó da Ponte  O juiz diretor do foro, Marcos Faleiros da Silva, coordena pessoalmente as visitas. 


Leia mais
PM mantém decisão e expulsa soldado envolvido em roubo em Várzea Grande


As vistorias tiveram início na última sexta-feira (10) com o Cartório do Primeiro Ofício e na segunda-feira (13 de outubro) com o Quarto Ofício. A equipe verifica por sistema de amostragem a realização dos serviços desenvolvidos pelos cartórios e faz apontamentos em caso de procedimentos inadequados. “Todos os serviços são verificados, incluindo a qualidade no atendimento. Este trabalho é realizado constantemente por cada juiz diretor de foro nos cartórios pertencentes a sua jurisdição. A intenção é melhorar os serviços prestados à sociedade e para isso a participação dos usuários é essencial”, explicou o juiz Marcos Faleiros.

Os cartórios são responsáveis pela segurança jurídica registram toda a vida do cidadão, desde o nascimento, aquisições e vendas de imóveis, morte e inventário, por exemplo. Eles estão sob a responsabilidade dos diretores de foro, corregedores naturais, e da Corregedoria-Geral da Justiça.

O Cartório do Quarto Ofício de protesto de títulos registra em média 200 atendimentos por dia. “A vistoria é bem vinda. Só atesta que o serviço é feito com qualidade e quando há algo que pode não estar nos padrões nos direciona ao correto. Ganhamos com ela”, disse a tabeliã substituta, Silvana Vallin. “Toda ação que qualifique a categoria é bem vinda. Temos inovado muito. Investimos na preparação jurídica e também gestão na administração. 

Leia mais notícias do Ohar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet