Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Educação à Distância do TJ ganha melhorias

O Ensino à Distância ou EAD tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas e universidades de todo o país. Segundo o último CensoEAD, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o Brasil possui mais de 15 mil cursos e quase 4 milhões de alunos na modalidade. Seguindo essa tendência, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) implantou uma série de melhorias no software EAD utilizado pela Escola dos Servidores do TJ.


Conforme explica o gerente de rede externa de sistemas de segurança da TI, Danilo Carvalho, a antiga plataforma de Ensino à Distância (EAD) não era mais apropriada, uma vez que não permitia atualizações. “Em decorrência disso, foi feita uma migração para um novo software e sistema operacional EAD, que permitem a aplicação de novas funcionalidades”, conta o gerente de TI.

Entre as novas funções da plataforma, destacam-se a vídeoaula, o envio automático de e-mails e notificações direto da aplicação, além das correções de segurança e melhorias de performance. “Aumentamos consideravelmente a capacidade de armazenamento de conteúdo e de envio de arquivos. Sem esses recursos, não seria possível rodar as vídeoaulas”, explica Danilo.

O gerente ainda anunciou que mais melhorias devem vir pela frente. “E não paramos por aí, a próxima atualização vai prover a funcionalidade de teleconferências na página da Escola dos Servidores”, disse.

Informatização do Judiciário – O gerente de infraestrutura de redes e network do TJ, Nelson Antônio de Souza Júnior, conta que o TJMT tem realizado vários investimentos no sentido de garantir a hegemonia dos dados do Poder Judiciário. “Os dados sigilosos do TJ estão mais seguros que antigamente. A infraestrutura no que se refere à informatização do Judiciário está bastante madura devido às tecnologias dispostas e aos investimentos que têm sido feitos no sentido de proteger esses dados”, esclarece Nelson.

Ele explica ainda que o maior ganho obtido na atual gestão, no que se refere a informatização, foi no tocante à proteção dos dados e no aumento da disponibilidade desses dados. “Tirando os períodos de manutenção programada, nós tivemos um aumento muito grande na capacidade de manter os sistemas disponíveis. Como exemplo, posso citar a estabilização do sistema Projudi. Além disso, hoje, as paralisações e interrupções hoje são menores”, conta o gerente de infraestrutura.

Nelson finaliza dizendo que embora tenha havido uma grande melhoria no sistema Projudi, este é um serviço que está continuamente sendo trabalhado. “É vital para toda instituição ter um núcleo tecnológico forte e maduro, porque hoje a tecnologia evolui muito rápido. E por isso, é importante que a TI, a conectividade e a gestão do Tribunal, estejam sempre atentas às mudanças”, alerta.

Investimento – Nos últimos dois anos o TJMT investiu aproximadamente R$ 23 milhões na infraestrutura de armazenamento de informações da TI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet