Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

REFLEXO DO PRECONCEITO

Pesquisa do TJ aponta que maioria vê família formada apenas por núcleo de homem e mulher

Foto: Reprodução

Pesquisa do TJ aponta que maioria vê família formada apenas por núcleo de homem e mulher
Uma pesquisa online feita pelo Tribunal de Justiça demonstrou que a maioria dos mato-grossenses possui como definição de “família” o núcleo formado pela união entre um homem e uma mulher. O resultado expõe parte do preconceito arraigado no pensamento dos cidadãos.


Leia mais:
Mato Grosso não atinge meta no Judiciário contra impunidade em nenhum período
Deputados de MT aprovam lei contra comandas para evitar tragédias como acidente na boate Kiss


Mesmo três anos após o reconhecimento da união homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), grande parte dos internautas, 68,32%, entende como sentido de família o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher. Outros 29,14% de participantes discordam dessa definição e 2,54% alegaram não ter opinião formada sobre o assunto.

Em fevereiro de 2014 a Câmara Federal propôs uma enquete, aberta para todo o Brasil, com o questionamento: “Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?”. Na ocasião, mesmo após diversas campanhas em redes sociais contra o estatuto da família, a maioria votou em concordância com definição predita. 50.3% responderam “sim”, 49.39 % responderam “não”, enquanto 0.31 % não souberam opinar.

Em Mato Grosso o resultado compete à 16ª enquete realizada pelo Tribunal de Justiça. A iniciativa do TJMT tem como objetivo ampliar o debate com a sociedade sobre os temas que estão em foco no noticiário nacional e fazem parte do cotidiano dos brasileiros. No total foram registrados 3.785 votos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet