Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

CONQUISTA

Ministério Público obtém liminar que obriga Estado a credenciar banco de sangue

Foto: Reprodução

Ministério Público obtém liminar que obriga Estado a credenciar banco de sangue
A Justiça determinou que o Estado promova o credenciamento de banco de sangue em Sinop (500 KM de Cuiabá) ou região. Várias instituições privadas já ingressaram com procedimentos administrativos requerendo o credenciamento para execução do serviço, mas o Estado não deu sequência à análise dos pedidos.


Leia mais:
Justiça nega segundo pedido de Eder e divulgação de vídeos do MPE continua permitida
Instituições se articulam e conseguem reduzir número de infrações entre adolescentes


Na decisão, o juiz Cleber Luis Zeferino de Paula estabelece o prazo de 30 dias para que o Estado escolha a instituição que preencha as condições técnicas necessárias para complementar os serviços da rede pública. O descumprimento da liminar implicará no pagamento de multa diária de R$ 10 mil que deverá ser imposta ao secretário estadual de saúde.

Na ação civil pública proposta contra o Estado, o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto destaca que, em virtude da falta de sangue e hemoderivados,a cirurgia de um paciente neurológico grave, que já estava anestesiado para a realização do procedimento, teve que ser interrompida. Outras cirurgias eletivas realizadas pelo serviço público foram paralisadas. Hospitais da região enfrentam problemas para obtenção dos exames sorológicos e imunohematológicos coletados.

De acordo com o Ministério Público, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop é responsável pela distribuição de hemocomponentes para os principais hospitais públicos e privados da região. Ocorre que, desde maio de 2014, vem sendo registrados atrasos na realização dos exames.

“Entre as consequências da ineficiência na prestação do serviço, estão a perda dos concentrados de plaquetas, eis que o prazo máximo de validade são cinco dias e os testes de sorologia são liberados com lapso superior de 10 dias”, destacou o promotor de Justiça.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet