Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Ribeirinho Cidadão VIII supera expectativas; Quase 5,5 mil pessoas são atendidas em 15 dias

O número de atendimentos da oitava edição do projeto Ribeirinho Cidadão, realizado pela Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e demais parceiros, entre os dias 19 de fevereiro e seis de março, superou todas as expectativas. Em 15 dias foram realizados 5.421 mil atendimentos e procedimentos, um aumento de 26,2% em relação a última edição do projeto, que tem por intuito prestar assistência jurídica e social integral e gratuita à população.


atendimento1Somente a área médica foi responsável por 3.608 atendimentos. As consultas oftalmológicas atingiram a marca de 827, com 648 óculos receitados e entregues em mãos aos assistidos, além de 25 encaminhamentos para cirurgias de catarata e pterigio. Os clínicos gerais fizeram 1.537 consultas e procedimentos e os dentistas, 426.

Na parte da cidadania, foram emitidos 495 CPFs, serviço realizado pela Receita Federal, 236 Carteiras de Identidade, emitidas por dois membros da Politec, e 113 Carteiras de Trabalho, feitas por uma funcionária do Sine. Na assistência jurídica, que engloba serviços Notariais e Registrais, foram recebidas 353 pessoas, tendo sido emitidas 211 Declarações de Hipossuficiência por parte da Defensoria Pública, além de outros serviços como 26 casamentos, propositura de Ação Civil Pública e visita carcerária, por exemplo.

juridicoNeste ano também houve a participação do Juizado Volante Ambiental (Juvam), que realizou atividade de educação ambiental e recreação com 310 crianças. Além disso, a equipe técnica do CRAS de Barão de Melgaço concretizou 145 atendimentos, incluindo benefícios de prestação continuada, auxilio doença, laudo de perícia psicossocial, programa Bolsa Família. Durante o projeto também foram doadas 40.906 unidades de roupas, calçados, cobertores, meias, mantas, dvd´s entre outros.

De acordo com o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, os números revelam, por si só, o sucesso da Expedição Cidadania. “Porém, o júbilo desta edição se deu por força do comprometimento das instituições parceiras, que abraçaram essa causa social que já é referência, inclusive, para outros Estados. Para a próxima edição já iremos iniciar o planejamento ainda em 2015, a fim de chegarmos em fevereiro/março do ano que vem com uma equipe ainda maior e mais estruturada. Esta é nossa intenção, levar cidadania com serviços de qualidade para aqueles que mais necessitam”, pontuou, parabenizando todos os parceiros envolvidos.

atendimentoPara o Coordenador do Ribeirinho, Defensor Público Air Praeiro, os números demonstram ainda que o projeto é autossuficiente. “O relatório final comprova o sucesso desse trabalho e que ele é viável. Extravasou todas as expectativas, foram atendidas 850 residências, recolhidas sete toneladas de lixo dos rios. Levamos cidadania e garantimos os Direitos Humanos de quem atendemos”.

O Defensor ressaltou ainda que o sucesso desta edição se deve a união de esforços. “Conclamamos todos os parceiros a somarem conosco, compreenderem a extensão do significado de doar e o êxito desse ano mostra que todos se uniram com esse propósito. Se houverem méritos, são de cada um de nós. Todos foram responsáveis por tornar realidade aquilo que o poeta chamava de sonho”.

Já o Coordenador do projeto por parte do Tribunal de Justiça, Juiz de juridico2Direito José Antônio Bezerra Filho, ponderou sobre o valor das ações desempenhadas em cada localidade que o Ribeirinho passou. “Cada caso específico já valoriza todo o projeto, como os que vivenciei do senhor com leishmaniose avançada ou da criança com cinco meses que estava ficando cega. As ações do Ribeirinho dignificam o cidadão, que sonha que nós voltemos todo ano e o que mais impressiona é a ausência do Estado, do Município e de Políticas Públicas que poderiam estar ao alcance desta população. O sentimento é de dever cumprido e já estou sonhando com o nono projeto, com a perspectiva de melhorar cada vez mais”.

Foram parceiros da Defensoria Pública na realização do Ribeirinho Cidadão VIII, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Tribunal Regional do Trabalho; Secretaria Estadual de Segurança Pública; de Saúde e de Meio Ambiente; Juizado do Meio Ambiente; INSS; Receita Federal; Sesc; Incra; Polícia Militar; Prefeituras de Barão de Melgaço e de Juscimeira; e médicos voluntários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet