Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

127 pessoas são atendidas no Mutirão “Defensoria Pública no seu Bairro”

No terceiro Mutirão realizado pela Defensoria Pública de Mato Grosso, nesta quinta-feira (12 de março), por meio do Defensor Público Ademilson Navarrete Linhares, 127 pessoas foram atendidas no Bairro Novo Mato Grosso que conta com aproximadamente oito mil pessoas contando com as adjacências.


interna2Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, o Mutirão é mais do que uma prestação de serviços.
“Estamos levando semanalmente esse trabalho para os bairros de Cuiabá, fazendo com que esta ação seja uma política institucional. Não nos limitamos apenas aos atendimentos, esse ano estamos levando palestras com diversos temas educativos, como cidadania e educação jurídica nas diversas áreas em que a Defensoria atua”.

A novidade tem chamado a atenção das crianças, todos os dias que sucedem os Mutirões são realizadas palestras em alguma escola do Bairro contemplado. Na terceira edição do evento, a palestra foi realizada quarta-feira (11) na Escola Municipal Irmã Maria Betty de Souza Pires para aproximadamente 140 crianças e adolescentes do ensino infantil e fundamental sobre direitos e deveres da cidadania.

“A função do defensor está sendo cumprida por meio desse Mutirão, indo nas comunidades que mais precisam para oferecer assistência jurídica gratuita e mostrando para a população mais carente quais são os serviços prestados pela Defensoria”, afirmou o defensor Ademilson Linhares.

internaescMaria Cícera Lima Evangelista, moradora do Bairro Novo Mato Grosso procurou o Mutirão para emitir a declaração de hipossuficiência isentando a taxa de segunda via do RG. “Aproveitei que os defensores vieram até nós para consultar também o andamento de um processo judicial, achei a oportunidade muito boa para quem mora distante da Defensoria e não tem condições de se locomover até a sede”.

Essa também é a opinião de Benedita da Silva Sousa, de 67 anos. “Achei uma maravilha que o Mutirão foi perto da minha casa, fui atendida bem rápido e agora não preciso pagar para tirar o meu documento pela segunda vez”.

A moradora do CPA III, Nelcy de Jesus Oliveira, também buscou os serviços da Defensoria no Mutirão. Primeiramente a intenção era realizar a união estável, mas depois de receber orientação por parte da defensora, optou pelo casamento, para isso emitiu uma certidão de hipossuficiência para gratuidade de habilitação e celebração de casamento. “Tinha um sonho antigo de se casar, que foi esquecido com o tempo, tendo se tornado apenas uma questão judicial, hoje fui instruída pela Defensoria que era a melhor coisa a se fazer. Por isso, agradeço a Defensoria que realiza esse evento tão importante para a população”.

O próximo “Defensoria Pública no seu Bairro” será realizado dia 22 no Centro Cultural do Bairro 1º de Março.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet