Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

IEPTB-MT divulga novos canais de comunicação e orienta: recuperação de dívidas por meio de protesto é mais rápida e efetiva

O Instituto de Estudos de Protestos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) terá novos canais de comunicação para levar informações de serviços, convênios e notícias a todo o Estado. A partir deste mês de março, as ações em prol dos tabelionatos e dos usuários, parceiros e associados poderão ser conhecidas no site www.ieptbmt.org.br.


A presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima, ressaltou que o instituto possui diversos convênios com órgãos públicos, rede bancária e particulares, que podem beneficiar não apenas as serventias, mas também a sociedade na medida em que o protesto é uma forma muito eficiente de recuperação de dívidas. “As nossas redes sociais, tais como facebook, twitter e outros, foram reativadas de forma a ampliar os canais de comunicação não apenas com os tabeliães, mas também com a sociedade”.

O vice-presidente do IEPTB-MT, Marcelo Farias Machado, sublinhou que a equipe trabalha com afinco “para fornecer à população e em especial aos usuários dos serviços de protesto de títulos um atendimento de qualidade, primando pela legalidade e eficiência em nossas serventias. Portanto, poderemos levar ao alcance dos interessados a importância do protesto de títulos no âmbito jurídico nacional, bem como divulgar ações da classe notarial que acabam beneficiando toda a coletividade”.

Área de atuação

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Mato Grosso, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que dá suporte às serventias da especialidade protesto e aos seus usuários, parceiros e associados. Tem por finalidade, dentre outros: congregar os tabeliães de protesto do Estado, promovendo-lhes a união em defesa de direitos, prerrogativas e interesses legítimos; estudar e pesquisar os procedimentos e normas jurídicas referentes ao Protesto de Títulos e Outros documentos de dívida, propugnando pelo desenvolvimento, difusão e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas.

A gestora Tânia Pelissari explicou que há muitos trabalhos a serem divulgados. “A efetividade chega a ser de mais de 70% de quitação de forma rápida quando uma pessoa ou empresa leva o título de crédito a protesto. Podemos citar como exemplos de documentos que podem ser protestados as certidões de dívida do poder público, duplicatas, cheques, sentenças judiciais e contratos. Temos importantes conquistas em prol da categoria, mas, também podemos oferecer muito à sociedade e a outros segmentos que podem vir a ser parceiros”, sublinhou.

Entre as instituições que já são parceiras do IEPTB-MT estão o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Associação Mato-grossense dos Municípios, as Procuradorias e outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet