Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

das 79 comarcas de mt

Rondonópolis é escolhida ‘Comarca Enasp’ pela Corregedoria-Geral

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Rondonópolis é escolhida ‘Comarca Enasp’ pela Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral de Justiça escolheu a Comarca de Rondonópolis como Comarca Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso para 2015. O Estado possui ao todo 79 comarcas.


Leia mais
Corregedoria-Geral de Justiça tenta diminuir índices de feminicídio em MT, que ocupa o 11º lugar no ranking nacional

O objetivo é concentrar esforços dos tribunais de Justiça para reduzir a quantidade de processos antigos de homicídios dolosos (com intenção) pendentes de julgamento, em determinada comarca. Quanto mais processos julgados mais recursos serão destinados para o combate à violência em Mato Grosso.

“Essa é uma estratégia nacional para dar efetividade ao nosso trabalho, dar uma reposta a esses crimes contra a vida. É uma estratégia de investimento nesse setor, para equipar melhor a polícia para localizar o réu. Há inúmeros mandados de prisão em aberto, o que impossibilita os julgamentos”, observa a juíza auxiliar da Corregedoria Amini Haddad, gestora dessa meta em Mato Grosso.

A Enasp, criada em 2010, é uma parceria do CNJ com o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para integrar os órgãos responsáveis pela segurança pública no combate à violência.

Rondonópolis foi escolhida como Comarca Enasp porque possui a maior quantidade de processos iniciados até 31 de dezembro de 2009 e que deveriam ter sido julgados até 31 de outubro de 2014. Só naquela comarca são 179 em trâmite e 76 suspensos por causa da não localização dos réus.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet