Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

Mutirão da Defensoria Pública realiza 212 atendimentos no Bairro Pedra 90

A etapa do projeto “Defensoria Pública no seu Bairro” realizada no Bairro Pedra 90 durante esta quinta-feira (16) foi um sucesso. 212 atendimentos foram realizados pela equipe coordenada pelo Defensor Público Ademilson Navarrete Linhares, que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, responsável por oferecer serviços de maneira integral e gratuita para a população dos bairros mais distantes e carentes da capital.


Silene Rodrigues Pereira é estudante e procurou o Mutirão para fazer uma retificação de registro no nome da filha, E. M. M., uma vez que a menina não possui na certidão de nascimento o sobrenome da mãe. “Nunca foi um problema, mas agora que minha filha está com 10 anos ela já entende melhor a situação. Quando perguntam na escola porque ela não tem o sobrenome da mãe, minha filha se sente envergonhada e não consegue explicar que é uma questão apenas documental, passando muitas vezes por bullying”.

Para Silene a oportunidade foi maravilhosa, já que segundo ela, com criança pequena é sempre muito difícil ter que se descolar até o centro de Cuiabá, devido à grande distância do Bairro Pedra 90.

Seo Idalvino Nunes de Siqueira, aposentado, foi mais um dos beneficiados pelo Mutirão da Defensoria Pública. “Vim pegar uma declaração para não precisar pagar pela segunda via do meu RG e da minha certidão de nascimento, que como você pode ver estão muito velhas. Fico muito feliz com esse serviço aqui perto da minha casa, foi muito rápido e fui muito bem atendido”, afirmou.

A moradora do Bairro Osmar Cabral que não quis se identificar, P.C.B.F., também elogiou o trabalho da Defensoria. “Seria muito bom se tivéssemos esse Mutirão em todos os bairros da região, como no Osmar Cabral, no Santa Laura e no Liberdade, assim como eu muitas mães estão passando pela mesma situação, com filhos pequenos e pais ausentes que não pagam pensão e precisam ser acionados pela justiça”. A assistida procurou a Defensoria para solicitar pensão e guarda do filho.

O Defensor Público-Geral da Instituição, Djalma Sabo Mendes, assegurou que esse trabalho é uma política da Defensoria de Mato Grosso, portanto será contínuo e expandido a todos os bairros da capital. “Quero parabenizar a atuação do Defensor Público Ademilson e de toda a sua equipe pelo desempenho apresentado neste projeto”, finalizou.

A distribuição de senhas teve que ser encerrada às 16h, devido ao encerramento do Mutirão. A próxima etapa do projeto será realizada no Centro Comunitário do Bairro Planalto no próximo dia 30.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet