Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

Protesto

Em greve há 15 dias, servidores federais cobram reajuste de 50% da inflação; fotos e vídeo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em greve há 15 dias, servidores federais cobram reajuste de 50% da inflação;  fotos e vídeo
Os servidores federais do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e da Justiça Federal fizeram um protesto no fim da tarde desta quinta-feira (25), nas proximidades da praça 8 de Abril, em Cuiabá. Eles cobram o reajuste de aproximadamente 50% da inflação, o que não é feito há mais de noves anos. Ao todo, 500 pessoas estiveram na manifestação, que contou com cartazes, faixas e até uma encenação em plena via.

Leia mais:
STJ recebe habeas corpus do ex-secretário Eder Moraes Dias

“Nós estamos há nove anos sem reposição da inflação. De lá para cá foram apenas 15,8%, divididos em três anos. Somando tudo, a inflação foi de 69%, sendo assim, estamos com 49% de prejuízo e é isto que nós pedimos. O poder judiciário ficou para trás, os reajustes foram apenas para os juízes, o que não mudar em nada a remuneração do servidor”, disse Jerônimo Farias, um dos coordenadores do protesto.

Segundo Jerônimo, uma proposta estava para ser votada no Senado Federal, mas foi tirada de pauta: “O Renan Calheiros (PMDB) tirou a nossa proposta de ultima hora. Disseram que iam fazer uma contraproposta, o que não aconteceu. Nós devíamos ter data base e não temos. Só estamos cobrando a reposição da inflação. Não temos vinculo com o salário mínimo, então, nosso salário não acompanha as mudanças”.

O pedido dos servidores é de aproximadamente 50% de reajuste, que seriam divididos em três anos. O salário médio atual é de cerca de R$ 4 mil. Caso fosse aceito, subiria para R$ 6 mil. Vale ressaltar que existe plano de carreira. Eles estão em greve desde o dia 10 deste mês. A paralisação atinge todo o território nacional.

“Só os serviços essenciais estão funcionando para manter a legalidade da nossa greve. 60% dos servidores estão parados, cobrando a reposição. São 1.200 pessoas aproximadamente. A greve só será suspensa quando nós obtivermos uma resposta positiva. Estamos preparando uma caravana para Brasília (DF), no próximo dia 30, quando iremos ao Senado cobrar as mudanças”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de mato Grosso (Sindijufe/MT).

Os manifestantes aproveitaram para encenar um ato no meio da via. Na dramatização, alguns servidores interpretaram a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Renan Calheiros. Confira abaixo:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet