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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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SAI realiza 63% de acordos em seis meses deste ano

Com o volume intenso de trânsito nas ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, tem sido cada vez mais frequente o número de colisões entre veículos e motos. Uma das alternativas buscadas pelas pessoas que se envolvem nesse tipo de acidente (sem vítimas) tem sido o Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), responsável pela conciliação entre as partes. O serviço é feito com o máximo de rapidez possível. O atendimento é realizado no local da ocorrência, dentro da van do SAI, que conta com um conciliador e um motorista.


Em média, são realizados de oito a dez atendimentos diários, em Cuiabá e Várzea Grande, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. De janeiro a junho deste ano foram registradas 866 ocorrências, que resultaram em 546 acordos, o que representa 63,05%, um saldo positivo. Houve também 247 não acordos e 26 desistências (quando as partes renunciam de registrar a ocorrência), além de nove impedimentos (são os atendimentos que o SAI não realiza, como casos com vítimas ou envolvendo carros oficiais). Os números mostram que as pessoas que acionam o SAI são aquelas que buscam a conciliação.

Já no local, o conciliador faz o registro do acidente de trânsito e no ato realiza a conciliação, podendo ou não haver acordo entre as partes. O serviço é importante, mesmo não havendo acordo, porque é originado um documento onde a parte que se sentir prejudicada pode fazer uma representação nos juizados cíveis, bem como acionar o seguro, caso possua.

Segundo a gestora do SAI, Elinete Cândido Marim, a maior demanda de acidentes concentra-se nas avenidas de maior fluxo, como Fernando Correa da Costa, Avenida do CPA, Jurumirim e Miguel Sutil, principalmente das 15h às 19h, considerado um período de tráfego intenso de veículos e horário de pico.

Ela informou que os acidentes mais corriqueiros são ocasionados pela falta de atenção, uso do celular, alta velocidade e imprudência no trânsito. “Já houve muitos casos de batidas em engarrafamentos com colisão de três a quatro carros. Já atendemos ocorrências de até seis veículos num engavetamento”, contou.

Elinete Marim informou que também são realizadas ocorrências em condomínios, mas o número ainda é pequeno, conforme relata, por falta de conhecimento por parte das pessoas. Porém, o volume de trabalho do SAI aumentou consideravelmente a partir do ano de 2010, quando houve uma maior estruturação do serviço e ele passou a ser referência de atendimento.

A rotina de atendimento começa por meio do recebimento de uma ligação na central do SAI, realizada por alguma das partes envolvidas no acidente. A atendente faz perguntas básicas como nome completo, local da ocorrência, número da placa dos veículos envolvidos e se há impedimento (carros oficiais ou vítimas). Caso haja algum desses dois fatores, o atendente orienta a pessoa a contactar a Polícia Civil pelo número 197. Depois a viatura do Serviço se dirige ao local para fazer o atendimento.

Ao todo o SAI conta com uma equipe de 22 pessoas, entre conciliadores, motoristas e administrativo, que são as pessoas responsáveis por fazer todo o cadastro no sistema Projudi, bem como atualização mensal do número de atendimentos e diversos outros serviços internos.

Para solicitar o serviço basta ligar para os números: (65) 9982-8282 ou (65) 9982-8383.
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