Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

DISPUTA PELA ORDEM

Pio da Silva assegura ser único oposicionista na OAB MT, exige prestação de contas e promete dinheiro para subseções

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Pio da Silva assegura ser único oposicionista na OAB MT, exige prestação de contas e promete dinheiro para subseções
Defensor de isenção de anuidade nos dois primeiros anos da advocacia e prestação de contas discriminada, o advogado Pio da Silva, se auto-intitula como único oposicionista para derrubar o “grupo de continuísmo” que comanda a Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) há 21 anos. “O maior mal da sociedade é o continuísmo. Por isso, sou contra a reeleição. E as outras quatro candidaturas colocadas representam o continuísmo”, afirmou o candidato oposicionista.


Leia mais:
Ministério Público vê coerência e entrega documento para Silval continuar preso


Pio da Silva afirmou que a prestação de contas detalhada é uma questão que urge, na entidade. “Atualmente, é feita somente de forma generalizada. E mais: vamos fazer concurso público para contratação de servidores da entidade”, observou ele, em visita à Redaçaõ do Olhar Jurídico, nesta terça-feria (13).

O candidato da oposicionista tem propostas que considera revolucionárias para implementar na OAB, como o pregão eletrônico para compra de materiais e instituição do escritório modelo coletivo – cowork – destinado à classe. “Além da isenção para os jovens advogado nos dois primeiros anos, justamente quando não consegue montar escritório e pagar a Ordem, vamos disponibilizar a estrutura de uso coletivo, onde pode até levar o cliente e atender no mesmo espaço”, ponderou Pio.

Antes mesmo de registrar a chapa, Pio da Silva já está percorrendo os municípios coletando reivindicações. Ele esteve em Barra do Garças, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Para melhorar os serviços no Fórum Cível e Criminal de Barra do Garças, protocolizou ofícios no Tribunal de Justiça de Mato Grosso solicitando a instalação de um elevador, no prédio. “Também pedimos a instalação de condicionadores de ar na sala de espera do fórum, para conforto dos advogados e clientes”, pontuou.

Ainda para a fórum de Barra do Garças, existe a necessidade de instalar sistema de som. Hoje, o chamamento é feito “no gogó” e não são raros os casos de partes interessadas que não ouvem e, mesmo estando nos corredores do fórum, acabam não comparecendo às audiências.

Em Primavera do Leste, o candidato da oposição constatou a situação precária da Sala dos Advogados, no Fórum Municipal. “Fiz um requerimento à OAB para colocar a sala em funcionamento, uma vez que está com vazamentos no teto e rachaduras nas paredes”, denunciou Pio da Silva. “Os móveis estão amontoados há meses e não colocam a sala em funcionamento; além disso, tem apenas um servidor”, criticou.

Outra reivindicação de Pio da Silva é para o aumento de juízes em Rondonópolis e Primavera do Leste.

“Existe o caso de uma juíza que atende em Primavera e Poxoréu. É humanamente impossível exigir agilidade e qualidade dela”, citou. “A morosidade da Justiça, em Rondonópolis, se deve muito ao déficit de juízes”, apontou Pio. Ele denunciou também o desrespeito de alguns delegados da Polícia Judiciária Civil para com as prerrogativas dos advogados. Outra denúncia do candidato da oposição na OAB é a sala de atendimento dos advogados, na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, onde praticamente não existe higiene e o mau cheiro é constante.

Pio da Silva afirmou que, se eleito, irá destinar 30% da arrecadação da OAB para as 29 seccionais municipais da ordem, que hoje dependem das trasnferências voluntárias. A  Seccional de Mato Grosso paga apenas os funcionários e algumas despesas, mas não existe autonomia administrativa e financeira. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet