Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Desafogo

Dilma sanciona lei que cria Vara da Justiça Federal em Rondonópolis; município tem 14 mil processos sob responsabilidade de um juiz

Foto: Divulgação

Dilma sanciona lei que cria Vara da Justiça Federal em Rondonópolis; município tem 14 mil processos sob responsabilidade de um juiz
Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá), terceiro mais populoso do estado, terá, em breve, mais uma Vara da Justiça Federal. Isso porque a presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, nesta quinta-feira (14), o projeto de lei que autoriza a criação de uma nova Vara, afinal, atualmente, o município tem cerca de 14 mil processos em tramitação sob a responsabilidade de apenas um juiz titular.


Leia mais:
Eder Moraes deixa cadeia e presta depoimento na Defaz na manhã de hoje

Tamanha responsabilidade depositada sobre um único magistrado, segundo o senador Wellington Fagundes (PR), resulta em “lentidão no andamento das causas, comprometendo a efetividade da Justiça Federal em nosso município”, argumentou.

Como será composta a nova Vara

A 2ª Vara Federal de Rondonópolis deverá contar com um cargo de juiz federal e um cargo de juiz federal substituto. No projeto sancionado pela presidente serão gerados empregos para 17 cargos efetivos, dos quais 13 de analista e quatro de técnico judiciário; além de um cargo em comissão e 13 funções comissionadas.

A proposta

A proposta faz parte do processo de interiorização da Justiça Federal no país, mas correu o risco de não ser sancionada. “Em função dos cortes promovidos pelo Governo, havia um risco muito grande de o projeto ser vetado” – explicou Fagundes, que, no início da semana, se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Jacques Wagner.

“Procuramos mostrar ao Governo a importância da iniciativa para essa que é uma das cidades mais importantes de Mato Grosso. E houve sensibilidade por parte do executivo”, completou.

O projeto tramita no Congresso Nacional desde 2013, por iniciativa do Superior Tribunal de Justiça. Na época, como deputado federal, Wellington Fagundes presidia a Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira.

“É importante destacar o trabalho do deputado Valtenir Pereira, que foi o relator dessa matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e muito ajudou para acelerar a aprovação do texto” – disse o senador. O projeto, em seguida, foi remetido ao Senado Federal, onde foi relatada na pelo senador José Medeiros (PPS-MT).

Ao defender a sanção do projeto, Wellington enfatizou que Rondonópolis é a cidade que mais cresce, hoje, do Centro-Oeste brasileiro. O parlamentar fez questão de destacar também a atuação do senador Blairo Maggi na efetivação da aprovação do projeto no Senado, assim como a atuação da bancada de Mato Grosso na Câmara.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet