Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

QUE FEIO...

Ranking aponta MPE de Mato Grosso entre os seis menos transparentes do Brasil

21 Mar 2016 - 11:23

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Ranking aponta MPE de Mato Grosso entre os seis menos transparentes do Brasil
O mais recente levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) coloca o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) entre os menos transparentes do Brasil. O estudo, que leva em consideração as investigações criminais e civis, abertura de inquéritos e assinatura de termos de ajuste de conduta, aponta que dos 27 ministérios estaduais, o do nosso estado fica em 24º, com um índice de avaliação de 74%.


Leia mais:
Juiz federal de Mato Grosso nega pedido para anular posse de Lula


A pesquisa se debruça em dados dos três últimos meses do ano de 2015, o relatório completo, que se encontra disponível neste link, é um trabalho da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP.

O MPE de Mato Grosso fica à frente apenas dos do Rio Grande do Norte, com 73,82%, de São Paulo, com 71,65%, do Acre, com 67,72%, da Paraíba, com 63,19% e do último colocado, o MPE do Amapá, com índice de 59,06%.

Os Bem Avaliados:

Reaquecendo eventuais “disputas”, o mais bem avaliado MPE foi o de nosso vizinho, o Mato Grosso do Sul, com 98,6%, seguido dos órgãos de Sergipe, com 95,28% e de Santa Catarina, com 94,29%.

Critérios:

Para realização do ranking, 253 critérios são levados em consideração, no que tange informações relativas ao quadro de funcionários, ata de registro de preços, prestadores de serviço, despesas com cartão corporativo e suprimento de fundos, além de dados sobre contratos, convênios e licitações. As classificações foram: quesitos atendidos, quesitos não atendidos, parcialmente atendidos ou desatualizados.

Os dados mais negativos se encontram nos quesitos “licitações”, “contratos”, “atas de preços” e “ata de registro de preços”, onde nosso MPE consta como parcialmente atendidos em todos os tópicos.

O outro lado:

O MPE se manifestou por meio de nota:

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso esclarece que o que foi considerado não foram as informações de fato, mas sim a forma que o MP/MT disponibilizou os dados no portal do Conselho Nacional do Ministério Público. Inclusive, para se adequar o MP/MT já desenvolveu um novo sistema que facilita o preenchimento e a integração das informações junto ao CNMP. Este novo formato do portal transparência do Ministério Público de Mato Grosso foi atualizado e está disponível para o acesso ao público externo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet