Olhar Jurídico

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Eleitoral

Pleno presta homenagens ao juiz-membro Lídio Modesto

A sessão de julgamentos desta quinta-feira (17/03) foi marcada pela emoção durante a despedida do juiz-membro Lídio Modesto da Silva Filho, que encerra seu biênio no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no próximo dia 26 de março. Além do vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Ferreira da Silva, juízes-membros e advogados prestaram homenagens ao juiz Lídio Modesto.


Representando a Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Rodrigo Terra Cyrineu falou sobre a disposição que o juiz Lídio Modesto sempre teve ao atender os advogados em seu gabinete.

“Gostaria de destacar, não só a seriedade que o doutor Lídio exerceu no Tribunal, de forma rígida, mas também tem a qualidade que não posso deixar passar em branco, que é o fato de o advogado nunca encontrar a porta do gabinete do doutor fechada. Grande qualidade, grande exemplo que Vossa Excelência traz para os colegas, em benefício da democracia, que é nunca deixar de receber o advogado”, disse Rodrigo Cyrineu.

Em nome da Corte Eleitoral, o juiz Paulo Sodré destacou três aspectos importantes, que para ele, são as principais características do juiz Lídio Modesto. “O primeiro é do julgador incansável, prático e objetivo, que ao longo desses dois anos, que ora se encerram, conseguiu a impressionante marca. O segundo aspecto, é que não obstante tenha elevado a produtividade com altíssima qualidade, sempre manteve uma relação cordial e amigável com os demais membros advogados e Procuradoria Eleitoral, bem assim como os servidores dessa casa. Mas muito mais que uma relação harmoniosa, destacou ao menos na minha percepção, o ser humano bem resolvido pelo seu bom humor, ou pelo menos o bom humor refinado. O terceiro aspecto, é que além de ser um bom julgador e um ser humano bem humorado, Vossa Excelência trouxe a essa corte as qualidades de um bom administrador, tantas vezes reiteradamente elogiadas pela presidente dessa Corte”, destacou o magistrado Paulo Sodré.

Com palavras elogiosas, Sodré ainda ressaltou que apesar de ninguém ser insubstituível, a ausência do juiz-membro Lídio Modesto fará grande falta nas futuras sessões de julgamento. Ainda segundo ele outros virão, mas a trajetória do juiz Lídio ficará registrada na “poeira da história” e servirá de exemplo para o próximo que irá sucedê-lo.

Sodré finalizou a homenagem declamando um poema do poeta Bertold Brecht. "’Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis’, que é o caso da Vossa Excelência".

Assim como o juiz Lídio Modesto, o representante do Ministério Público, Marco Antonio Ghannage Barbosa, encerrou os trabalhos no pleno do TRE, após o período de substituição. Ao se despedir, Marco Antonio também elogiou o doutor Lídio.
“Eu vou sentir falta de participar das sessões e quero dizer que foi uma grande experiência para mim. Quero destacar a atuação do doutor Lídio, que foi com imparcialidade e competência, exercendo a judicatura de acordo com aquilo que a sociedade espera, buscando julgar os casos, preso ao que a lei diz, ao que a Constituição Eleitoral prevê”, disse Marco Antônio.

O juiz-membro Ricardo Almeida lembrou-se da sua posse e da atitude do magistrado Lídio Modesto. Para ele, o gesto simples de dizer “estamos juntos” foi muito importante. “Naquele momento eu senti que estava integrando o Tribunal e que fui bem recebido pelo Tribunal. Isso me confortou muito na época e mostra a personalidade do doutor Lídio Modesto. Eu queria agradecer profundamente”, expressou Ricardo Almeida.

No momento de prestar suas homenagens, o juiz Rodrigo Curvo fez considerações a respeito da atuação expressiva, serena, forte, tecnicamente rigorosa e independente do juiz Lídio Modesto da Silva. Rodrigo Curvo ainda mencionou o encerramento da substituição do representante do Ministério Público.

O juiz-membro substituto André Pozetti deu continuidade aos agradecimentos dos trabalhos feitos pelo juiz Lídio Modesto. Em sua declaração, Pozzeti recordou de momentos vividos com o homenageado antes de atuar no plenário do TRE-MT.

“Ao meu amigo e irmão Lídio, meu contemporâneo, meu colega de faculdade. Acompanho o Lídio desde quando estudante, namorado ainda da sua atual esposa, e sempre estivemos juntos. Eu espero Lídio, do fundo do meu coração, ainda vê-lo participando de plenos de outros Tribunais. É o que desejo”, declarou Pozzeti.

Depois de receber as condecorações, Lídio Modesto agradeceu as homenagens expressando o orgulho e a satisfação de ter trabalho no pleno. Ele ainda demonstrou que irá sentir falta de conviver com os colegas magistrados e servidores.

“Servidores da casa, eu agradeço de forma indistinta, amigos de longa data, pois fui juiz de primeiro grau muitos anos. Eu gosto muito da forma como o eleitoral trabalha, com tempo determinado, com estatísticas, com possibilidade quase zero de erros. Agradeço a administração daqui do Tribunal, o desembargador Luiz, a desembargadora Maria Helena, pela confiança sempre depositada, pelo apoio a todas as tarefas que desempenhamos aqui, e pela amizade que firmamos”.

Além das homenagens, Lídio Modesto recebeu um certificado de atuação como juiz-membro do TRE-MT, onde consta que participou de 192 sessões plenárias, proferiu 123 decisões monocráticas e 257 decisões colegiadas relatadas. Em seu biênio, Lídio Modesto atuou como juiz gestor de metas, ouvidor eleitoral substituto, ouvidor eleitoral titular, juiz de cooperação, conselheiro e diretor da Escola Judiciária Eleitoral Palmiro Pimenta.

O desembargador Luiz Ferreira da Silva encaminhou à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso a moção de elogio, a fim de constar nos licenciamentos do juiz Lídio Modesto.

Antes de encerrar a sessão, o desembargador reafirmou todas as homenagens feitas para o juiz. “Só me resta então encerrar essa sessão, que vai ser uma sessão ímpar, em razão a saída involuntária do doutor Lídio. Não poderia deixar de dizer que eu também ratifico em gênero, número e grau tudo o que foi dito aqui. Eu quero dizer que Vossa Excelência sai, mas sai pela mão do tempo. O tempo é irreversível e não tem contra ele defesa que se possa apresentar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet