Olhar Jurídico

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Eleitoral

Cresce número de denúncias pelo Pardal; desembargadora vê consciência política do eleitorado

A participação dos eleitores de Mato Grosso no processo eleitoral tem aumentado, o que pode espelhar uma maior conscientização política por parte da população mato-grossense, nestes tempos de mobilização social em todo o país. A análise é da desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, ao citar o crescimento do número de denúncias recebidas pela Justiça Eleitoral, por meio do Aplicativo Pardal.


Neste ano, já foram registradas 156 ocorrências, em sua maioria por propaganda extemporânea. Foram 43 denúncias recebidas em janeiro, 50 em fevereiro e 63 em março, até o dia 26.

“A população está utilizando a tecnologia, o Aplicativo Pardal, para denunciar os abusos que são cometidos neste período que antecede as eleições. As pessoas não aceitam pré-candidatos que tentam burlar as regras da propaganda eleitoral, ou que utilizam a máquina pública para tentar promover sua imagem. A Justiça Eleitoral está vigilante e combativa a estas situações”, destacou a desembargadora Maria Helena.

Das 156 denúncias recebidas pelo TRE-MT, 114 foram por propaganda irregular, seja ela via banner, faixas e cartazes, televisão, ou mesmo redes sociais. Chama atenção o uso da máquina pública, com 15 denúncias, e a suposta compra de votos. Outras irregularidades variadas somam 23 situações.

“Pedimos que a sociedade continue atuante para nos auxiliar a garantir uma eleição limpa e transparente”, reforçou a presidente do TRE-MT.

Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande são os principais focos de denúncias, representando 43% do total.

Várzea Grande lidera o ranking, com 37 das 156 denúncias. Cuiabá está em segundo lugar, com 31 denúncias. O terceiro na lista é o município de General Carneiro, com 9 denúncias, seguido por São José do Povo (8), Confresa (7), Sinop (6), Jaciara (5) e Rondonópolis (5).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet