Olhar Jurídico

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Eleitoral

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

TRE realiza hoje recontagem de votos de Valdir Barranco, último procedimento antes da posse na AL

12 Set 2016 - 09:42

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Valdir Barranco

Valdir Barranco

A recontagem de votos do candidato Valdir Mendes Barranco (PT) está marcada para a manhã desta segunda-feira (12), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O procedimento legal, realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-MT, é o último antes da diplomação do petista na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).


A recontagem dos votos é consequência da decisão monocrática do o ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deferiu seu registro de candidatura nas eleições de 2014, nos autos do Recursos Ordinário número 118/39. Se confirmada a superioridade dos votos, tal como na contagem anterior, Barranco toma a cadeira hoje ocupada pelo coronel Pery Taborelli (PSC).

Leia mais:
Eleições para presidente e corregedor-geral do Tribunal de Justiça serão em outubro

O recurso, protocolizado pela defesa do petista, leva em conta o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a reprovação de contas de gestão das prefeituras pelos Tribunais de Contas do Estado (TCE) não gera inelegibilidade.

A maioria do pleno entendeu que a competência de julgar as contas de governo e gestão dos prefeitos é das Câmaras Municipais. Desse modo, cabe aos tribunais emitir parecer, que só poderá ser derrubado com o voto de dois terços dos vereadores.

Entenda o caso:

O petista travou uma longa batalha judicial para ocupar cadeira na casa legislativa. Ele estava com registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), no entanto, em razão de decisão monocrática, o Tribunal Superior Eleitoral determinou que seja autorizado imediatamente o registro de candidatura do ex-prefeito de Nova Bandeirantes, o que automaticamente leva a perda do mandato do deputado estadual Pery Taborelli (PV). A medida sustenta-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal, de que as contas do Executivo devem ser aprovadas apenas pelas Câmaras Municipais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet