Olhar Jurídico

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Eleitoral

votos descongelados?

STF reverte condenação de Luizinho Magalhães e abre possibilidade de rediscutir composição da ALMT

Foto: Reprodução

STF reverte condenação de Luizinho Magalhães e abre possibilidade de rediscutir composição da ALMT
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu nulidade de condenação em face de Luis Carlos Magalhães Silva, o Luizinho Magalhães (PP). Ele havia sido condenado em ação sobre “entrega de cupons para abastecimento de veículo em troca de voto”. Decisão é do dia 26 de julho. 


Leia também 
MPF recomenda ao site OLX que exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio

 
Recurso ordinário em habeas corpus foi interposto por Luizinho contra acórdão proferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que denegou a ordem.
 
No TSE, Luizinho impetrou habeas corpus em face de acórdão proferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), por meio do qual restou condenado à pena privativa de liberdade de um ano e dois meses de reclusão.
 
Em sua decisão, Gilmar Mendes afirmou que a situação de flagrante apenas restou caracterizada, na visão dos agentes policiais, no momento em que lhes foram entregues os vales-combustível. Ocorre, contudo, que a entrega dos vales-combustível aos policiais federais foi induzida por eles próprios.
 
“Em paralelo à verificação da existência de flagrante preparado, entendo igualmente ser o caso de concessão do habeas corpus, de ofício, para reconhecer a nulidade da condenação do recorrente, haja vista a patente inexistência de comprovação idônea do elemento subjetivo do tipo penal”, decidiu Gilmar Mendes.
 
“Concedo a ordem de habeas corpus, de ofício, para reconhecer a nulidade da condenação do recorrente”, finalizou o ministro.
 
Recontagem


Com base na decisão do STF, o PP pode ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral requerendo o descongelamento dos mais de 5 mil votos recebidos por Luizinho no pleito de 2022, data em que concorreu ao cargo de deputado estadual.

Caso acatado, o descongelamento poderia trazer mudança na composição do parlamento, com Juca do Guaraná (MDB) perdendo seu espaço.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet