Olhar Jurídico

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Trabalhista

Resolução do CNJ para criação de núcleos socioambientais já é atendida pelo TRT/MT

As preocupações com o futuro do planeta atingem várias esferas sociais, inclusive, órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aprovou na terça-feira (3) a resolução que determina a criação de núcleos socioambientais no Judiciário Brasileiro.


A normativa já é atendida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) desde 1994, quando surgiram as primeiras iniciativas de sustentabilidade no órgão. A partir de então, as ações se multiplicaram e se fortaleceram, tornando o Tribunal uma referência para empresas e outros entes da administração pública no estado.

O setor encarregado do assunto é a Seção de Gestão Socioambiental, unidade responsável pela execução de programas e projetos e destinação dos materiais.

No ano passado, por exemplo, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso arrecadou mais de 20 toneladas de material reciclável. Os coletores são mantidos permanentemente nos estacionamentos internos do Tribunal para recolhimento de papel/papelão, vidro, embalagens longa vida, óleo de cozinha usado, embalagens de pasta de dentes, cosméticos, vidros de perfume, itens de maquiagem, esmalte, pilhas e baterias e equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, celulares e teclados).

Além disso, o Tribunal possui o Projeto Reutilize, o qual estimula o reutilização de produtos usados e em plenas condições de uso entre os servidores. O Armário de Doações, uma das alternativas do projeto, auxilia na redução do consumo desenfreado, diminui o volume de resíduos nos lixões e reduz a extração de recursos naturais para fabricação de novos produtos.

Este mês, o TRT irá coletar também materiais de expediente obsoletos ou com defeitos para enviá-los à reciclagem. A Seção de Gestão Socioambiental passará nas unidades recolhendo capas plásticas de processo, carimbos, clipes, extratores, grampeadores, perfuradores, pincel atômico, tesouras e itens de escrita (lápis, lapiseira, caneta, marcador de texto, pincel atômico, borracha e apontador).

Ação Social

Parte dos produtos coletados nas unidades do Tribunal (complexo-sede e varas do interior) são doados a associações e cooperativas, contribuindo assim, com a geração de renda das famílias de catadores de materiais recicláveis.

Outra parte dos produtos é vendida e os recursos arrecadados são repassados para o Comitê Pró-Infância do TRT/MT, que destina o recurso a entidades beneficentes.

Alguns materiais, como tubo de pasta de dente e radiografias, são doados a artesãos e transformados em bolsas, itens de decoração e artesanato em geral.

Normativa CNJ

A resolução do CNJ para criação de núcleos socioambientais fortalece as iniciativas do TRT/MT.

O documento estipula que a promoção da gestão organizacional e de processos sejam estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social, com adequada gestão dos resíduos gerados.

A normativa prevê ainda que a qualidade vida no trabalho seja priorizado, com adoção de medidas que estimulem tal condição, entre elas a valorização e desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores do Judiciário.

Quanto a isso, o TRT/MT também já implantou vários projetos com este objetivo, a exemplo das sessões semanais de ginástica laboral, programa de esclarecimento e prevenção de doenças, em que os profissionais da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal passam nas unidades informando sobre saúde e autocuidado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet