Olhar Jurídico

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Trabalhista

Hospital jardim cuiabá

TRT manda hospital aplicar hora noturna em jornada de 12h

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

TRT manda hospital aplicar hora noturna em jornada de 12h
A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Mato Grosso determinou que o Hospital Jardim Cuiabá aplique a redução da hora noturna mesmo em jornadas de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.


Leia mais

TRT suspende prazos para realização da primeira Semana Jurídica de 2015

Uma técnica em enfermagem ingressou na Justiça pedindo o pagamento de horas extras, intervalo intrajornada e reconhecimento da rescisão indireta de seu contrato de trabalho.

Conforme a desembargadora Beatriz Theodoro, ao estabelecer que a hora noturna (aquela compreendida entre às 22h e 5h) teria a duração de 52 minutos e 30 segundos, a lei brasileira buscou compensar o esforço do empregado pela atuação em horário prejudicial ao seu relógio biológico.

Justamente por isso a redução também deve ser considerada nas jornadas de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, em que o labor ocorra no período noturno, acrescentou a magistrada, “pois nesse caso o trabalhador já sofre maior desgaste em função da regular sobrejornada”. Na prática, a diminuição de 7 minutos e 30 segundos garante ao empregado trabalhar uma hora a menos a cada 8 horas normais ou receber o seu pagamento como extra.


A desembargadora, que teve o voto seguido pelos demais membros da Turma, ainda destacou que apesar de a jornada especial de 12x36 estar prevista na convenção coletiva da categoria, ela não “impede a aplicabilidade da hora noturna reduzida na forma da lei”, uma vez que a norma coletiva não estabeleceu uma regra diferente nesse sentido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet