Olhar Jurídico

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Trabalhista

Novos membros da Cipa são empossados

Foi realizado nessa terça-feira (19) o ato de posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). A nova composição tem como presidente a servidora Manoela Lemos (Escola Judicial) e vice, o servidor Fernando Martinho (Gab. juiz convocado Juliano Girardello) e as suplentes Isadora Cardoso (Gestão Socioambiental) e Elyssa Arantes (Gab. juiz auxiliar da Presidência).


O evento ocorreu na Presidência do Tribunal e contou com a presença do desembargador-presidente, Edson Bueno, e de outros servidores do Tribunal. “Agradeço à Administração pela indicação e pela oportunidade de ser cipeira e espero ajudar a solucionar problemas relacionados aos acidentes de trabalho e a qualidade de vida”, destacou a presidente da Cipa, Manoela Lemos durante o ato de posse.

Entre as prioridades apresentadas pelos novos membros está a implementação de melhorias físicas, atendimento interno, instrumentos de trabalho mais adequados à realidade do Tribunal e o combate ao assédio moral, com atenção especial aos portadores de deficiência, servidores cedidos e idosos. Para dar suporte nas atividades da comissão, os servidores empossados participarão do Curso de Formação de membros da Cipa, capacitação que deve ocorrer no próximo mês

O presidente do Tribunal ressaltou a importância do trabalho da Cipa para o fortalecimento das ações de valorização e respeito à dignidade das pessoas. “A Cipa nos traz um olhar novo sobre a necessidade de cuidarmos cada vez mais de nós mesmos, reforçando o desenvolvimento de ações que contribuem com o eixo humano do Tribunal”, destacou.

Os membros empossados fazem parte da segunda gestão da comissão. A primeira Cipa do Tribunal tinha como presidente a servidora Natália Pansonato (Gestão Socioambiental), a vice-presidente era a servidora Flávia Machado (Divisão de Saúde) e os suplentes Kleber de Faria (1ª Vara de Cuiabá) e Fernanda Leles (Coordenadoria de Engenharia).

A Comissão Interna de Prevenção do Acidentes foi criada no Tribunal em 2013. Apesar de ser regulamentada pela NR 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2014 o Tribunal aprovou a Portaria 3600/14, documento que trouxe maior esclarecimento sobre a atuação da Cipa, no âmbito da Justiça do Trabalho mato-grossense.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet