Olhar Jurídico

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Trabalhista

Presidente encerra correições nas varas da Capital esta semana

O presidente e corregedor do TRT de Mato Grosso, desembargador Edson Bueno, encerra nesta semana a série de correições ordinárias realizadas nas varas do trabalho de Cuiabá. As atividades tiveram início no dia 1º deste mês, na 2ª Vara, e devem ser encerradas até a próxima quarta, quando chegará à 9ª Vara.


A correição é o momento em que o desembargador-corregedor vai até à unidade para verificar se os trabalhos realizados pelas unidades estão em conformidade com a legislação. Trata-se de uma função administrativa, voltada a verificar a regularidade da tramitação processual e a qualidade dos serviços prestados, além de corrigir eventuais erros ou abusos.

A correição é também uma oportunidade para o presidente conhecer in loco a realidade de cada unidade. As visitas possibilitam um contato mais direto com servidores, magistrados, advogados e mesmo com a sociedade.

Todas as 38 varas trabalhistas do estado passam pelo procedimento, que é realizado uma vez ao ano. Em 2015, os trabalhos começaram em fevereiro, na unidade de Mirassol D´Oeste. Até o momento, 18 varas já passaram por correição. As demais deverão ser submetidas ao procedimento até dezembro.

Plano estratégico

A partir deste ano, os critérios avaliados nas correições passaram por modificações de modo a estar alinhados com os objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico do Tribunal.

Na prática, a correição avalia cinco objetivos prioritários, divididos em três eixos: humano, infraestrutura e processual. Entre outros pontos, são avaliados o clima organizacional dentro da unidade, as condições de trabalho e o cumprimento de prazos e metas, aqui também inclusas as definidas pelo CNJ para todo o judiciário.

Os encerramentos das correições são realizados ora pelo presidente, ora pela vice-presidente ou mesmo por ambos. O revezamento é fruto da política de gestão compartilhada adotada pela atual administração do Tribunal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet