Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Trabalhista

Nova Vara do Trabalho de Várzea Grande ajudará a desafogar volume de processos na região

Aumentar a satisfação de empregados, empregadores e advogados por meio de uma prestação de serviços mais célere e eficiente. Esses são os principais benefícios esperados com a instalação da 3ª Vara do Trabalho de Várzea Grande, ocorrida na manhã dessa segunda-feira (15).


A solenidade, que marcou a expansão da Justiça do Trabalho na segunda maior cidade de Mato Grosso, contou com a presença de autoridades locais, servidores e magistrados.

“As varas de Várzea Grande já suplantavam as da Capital em número de processos e essa terceira unidade vem ajudar a desafogar o volume processual do Fórum Trabalhista daqui”, destacou a presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Theodoro.

Somente no ano passado, as duas unidades até então existentes no município receberam, juntas, 4.518 ações. Somados os processos ajuizados nos últimos três anos, a 1ª e 2ª varas contabilizam 12.388 novos casos, número que as colocam entre as três maiores do Estado.

A implantação da nova unidade foi possível graças a remoção da Vara de Colniza, autorizada pelo Pleno do Tribunal no ano passado, e que possuía uma tramitação média de cerca de 200 ações por ano.

Conforme explicou a presidente do TRT, a 3ª Vara já nasce com uma demanda estimada de 1.200 a 1.400 processos. “Isso é saber aproveitar o dinheiro público de uma forma mais consciente”, salientou, ao explicar a remoção.

Presente na solenidade, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, elogiou o trabalho prestado pelo TRT e destacou a importância da expansão da Justiça do Trabalho na região para atender às demandas do cidadão. “Precisamos mostrar que somos a segunda maior cidade de Mato Grosso e necessitamos de um trabalho de qualidade, profícuo e exitoso”, disse.

Para a advogada Flávia Boretti, presidente da subseção da OAB de Várzea Grande, a instalação da unidade representa a concretização de uma luta da categoria. “Com a implantação da 3ª Vara, os munícipes terão uma resposta mais rápida e célere de suas demandas, na medida em que verão o trabalho da Justiça efetivamente cumprido em um tempo hábil”, afirmou.

Além do município onde está situado, o Fórum Trabalhista de Várzea Grande é responsável pela análise de casos oriundos dos Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé, que estão sob sua jurisdição.

A unidade terá à frente o juiz Aguinaldo Locatelli, que deve ser removido nos próximos dias do município de Primavera do Leste, após processo de promoção interna.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet