Olhar Jurídico

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA

Preso, ex-chefe de gabinete de Silval espera ser liberado por Sakamoto após férias de relator

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Preso, ex-chefe de gabinete de Silval espera ser liberado por Sakamoto após férias de relator
Os advogados de defesa do ex-chefe de gabinete do governador Silval Barbosa, Silvio Cezar Correia Araújo, impetraram habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso buscando por liberdade.


Leia mais:
Silval Barbosa pede computador em cela de Centro de Custódia


Em consequência das férias compensatórias do desembargador Alberto Ferreira de Souza, relator nos processos da “Operação Sodoma”, Pedro Sakamoto foi designado, no dia 3 de agosto, como responsável pelo julgamento. A expectativa é que o substituto conceda a liberdade nos próximos Dias.

Em sessão do Pleno do TJ realizada na última quinta-feira (03), Sakamoto, após pedido de vista em momento anterior, foi responsável por abrir divergência e votar pela liberdade de Silvio Cezar. O posicionamento contrariou votos de Alberto Ferrei (em férias até 1 de setembro) e Luiz Tadeu Rodrigues (convocado).

Para votar pela liberdade, ocasião que foi voto vencido, Sakamoto justificou que, respeitando questão de coerência, optou por conceder a soltura, uma vez que já havia votado pela suspeição da juíza Selma Arruda, magistrada de piso, em julgar a ação.

Silvio Cezar foi preso na terceira fase da Operação Sodoma, desencadeada após depoimento prestado por Willians Paulo Mischur, dono da empresa Consignum. Mischur afirmou que teria sido obrigado a pagar pelo menos R$ 500 mil por mês para garantir a manutenção do seu contrato junto ao governo do estado.

Os fatos levantados pela Operação apontam que Silval Barbosa, no posto de líder de uma organização criminosa, moldou o Poder Executivo para que agentes públicos praticassem crimes de concussão, fraude a licitação, corrupção passiva, fraude processual, lavagem de dinheiro e extorsão.

Além do ex-governador e seu chefe de gabinete, foram denunciados pela Sodoma: o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães; os ex-secretários de Estado, Marcel de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio e Pedro Elias Domingues; o filho do ex-governador, Rodrigo da Cunha Barbosa; o ex-deputado estadual José Geraldo Riva; Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira, Tiago Vieira de Souza, Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha, Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva.

Silvio Cezar é figura freqüente em operações evolvendo a família Barbosa: na Operação Ouro de Tolo ele foi preso junto com Roseli Barbosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet