Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA 2

Dois dias antes de completar um ano preso, ex-secretário Marcel de Cursi sofre derrota em HC no STJ

13 Set 2016 - 09:23

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Marcel de Cursi no CCC

Marcel de Cursi no CCC

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou em caráter liminar (provisório) o pedido de liberdade do ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel Souza de Cursi. Ele está preso em consequência da “Operação Sodoma 2”, acusado de compor organização criminosa, praticar lavagem de dinheiro e concussão. A decisão foi tomada pelo ministro Antônio Saldanha Palheiro, na manhã desta terça-feira (13). Nesta quinta-feira (15), Cursi completará 01 ano de prisão, que cumpre no Centro de Custódia da Capital (CCC).


Para o ex-secretário, ainda resta um recurso de habeas corpus para ser avaliado, também por Antônio Saldanha. 

Leia mais:
MPE denuncia João Emanuel, juiz aposentado e mais seis por golpes que superam R$ 50 milhões

Os advogados alegam que, ao decretar a prisão preventiva em decorrência da Operação Sodoma, a juíza Selma Rosane de Arruda da 7ª Vara Criminal não comprovou que Cursi colocaria em risco as investigações. A defesa também cita que a juíza atua com “parcialidade” e “arbitrariedade”.

No habeas corpus, os defensores também alegam que Marcel de Cursi está preso há mais de 350 dias. O HC terá como relator o ministro Antônio Saldanha Palheiro, que já negou pedido semelhante ao réu.

O ex-secretário de Fazenda é apontado como o “mentor intelectual” do esquema de desvio de dinheiro e cobrança de propina desbaratado pela Operação Sodoma. Além de ser delatado pelos ex-secretários César Zílio e Pedro Elias, Cursi também foi citado por Pedro Nadaf que aceitou recentemente colaborar com a justiça durante reinterrogatório da Sodoma.

O papel de Cursi no esquema, segundo os delatores, era dar aparência de legalidade aos negócios ilegais que tinham como suposto líder o ex-governador Silval Barbosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet