Olhar Jurídico

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Juiz manda bloquear Facebook por 24 horas em todo o Brasil

10 Out 2016 - 09:58

Da Redação - Arthur Santos da Silva / Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Facebook

Facebook

O juiz Eleitoral de Joinville (SC), Renato Roberge, ordenou que a rede social Facebook seja retirada do ar em todo o Brasil por 24 horas. A medida foi estabelecida por desobedecia a uma ordem judicial. A decisão foi proferida no último dia 05.

Leia mais:
Atraso no pagamento de dinheiro desviado deixou Riva transtornado, afirma delator


De acordo com a decisão de Renato Roberge, o Facebook se recusou a tirar do ar um perfil falso entitutado "Hugo Caduco" que tirava sarro do candidato à prefeitura, concorrendo neste segundo turno em Joinville, Udo Döhler (PMDB).

A Justiça também exige que a rede social revele o IP do administrador do perfil "Hugo Caduco". "Não há dúvida alguma de que o perfil tratado nestes autos está à margem da legislação eleitoral vigente, pois claramente criado para o fim de infirmar o candidato representante", disse o juiz na sentença.

De acordo com a defesa do político, enquanto o Facebook mantiver a página disponível online permanecerá "na prática irregular, cuja desobediência não só se mostra uma afronta aos comandos legislativos e ao Poder judiciário, mas, mais grave que isso, pode acarretar prejuízos irreparáveis ao processo eleitoral que se encontra em curso”.

A ordem foi encaminhada para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que ela obrigue as operadoras brasileiras a impedir acesso ao Facebook.
 

Por manter a página online, a rede social foi condenada ao pagamento de R$ 30 mil e ainda poderá pagar o mesmo valor por cada dia de desobediência à decisão. A gigante da internet ainda poderá recorrer da decisão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet