Olhar Jurídico

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Criminal

crimes de menor potencial

Defensores de Cuiabá pedem liberdade de 300 presos provisórios nesta sexta-feira

Defensores de Cuiabá pedem liberdade de 300 presos provisórios nesta sexta-feira
Um grupo formado por 12 defensores públicos protocola, na próxima sexta-feira (3), às 13h30, no Fórum da Capital, uma reiteração dos pedidos de liberdade de 300 presos que cometeram crimes de menor potencial ofensivo.


Leia Mais:
Defensoria publica portaria que garante direito a nome social para travestis e transexuais


De acordo com o defensor público que atua na 5ª Vara Criminal, José Carlos Evangelista, cada defensor irá protocolar cerca de 30 pedidos em suas respectivas varas.

“Nosso objetivo é de que o Judiciário analise a situação desses presos provisórios o mais rápido possível, pois a maioria deles não tem motivo para estar presa, podiam estar respondendo em liberdade, desafogando o Sistema Penitenciário”, afirma.

Ainda conforme Evangelista, muitos destes presos são réus primários, com os quais o cuidado precisa ser redobrado.

“Os réus primários estão no limite, precisam da atenção necessária para que não reincidam. A Defensoria Pública está sempre atenta e preocupada. Nós, Defensores Públicos, temos essa responsabilidade social, da reeducação e reinserção do preso na sociedade, diminuindo assim a criminalidade”, acrescenta.

O protocolo da reiteração dos pedidos de liberdade de presos provisórios que tem condições para tal, antecede o início do Plano de Ação Emergencial do Sistema Penitenciário de 2017, desenvolvido pela Defensoria Pública, Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, marcado para seis de fevereiro.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet