Olhar Jurídico

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Criminal

Campanha do CNMP para reduzir homicídios tem início em Alagoas

Com o objetivo de diminuir o número de homicídios em Alagoas, o Ministério Público Estadual (MPE) deu início nesta quarta-feira, 14, à campanha Conte Até Dez. Paz. Essa é atitude, durante a realização da 5ª edição do Coliseu Extreme Fight, em Maceió. Para divulgar a ação, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), as promotoras Marluce Falcão e Cinthia Calumby estiveram presentes no evento, que aconteceu na casa de shows Musique.


“O MPE lança oficialmente a campanha no estado, que terá atividades promocionais e inserções nos veículos de comunicação até fevereiro de 2013. As modalidades esportivas de combate mostram que a força deve ser usada para o bem, para proporcionar apenas alegria, como mostram os lutadores de MMA [sigla de Artes Marciais Mistas em inglês]”, disse Falcão.

De acordo com dados do CNMP, pelo menos um em cada quatro homicídios no Brasil ocorrem por atitude intempestiva durante conflitos em espaços coletivos, a exemplo de bares, trânsito e comunidade. “Para evitar o aumento do número de vítimas, a campanha defende a cultura da paz”, completa a promotora.

Um dos responsáveis por trazer o Coliseu Extreme Fight para Maceió, o empresário Mário Lôbo era um dos que vestiam a camisa da campanha. “Houve uma identificação imediata do Coliseu com a iniciativa do MPE porque desmitifica a violência do esporte. O clima de combate fica dentro do octógono. No ringue, o próprio lutador conta até dez para manter o equilíbrio. Fora dele, os esportistas são pessoas tranquilas”, afirmou o empresário.

Homicídios

Entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso ou por motivos fúteis totalizaram entre 25% e 80% dos assassinatos com causas identificadas no Brasil, a depender do estado. Em São Paulo, por exemplo, 83% dos assassinatos com motivação esclarecida foram cometidos por impulso ou por motivo fútil, nos casos investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nos últimos dois anos.

Os números foram divulgados pelo CNMP no dia 8 de novembro, no lançamento nacional da campanha. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública. São parceiros da iniciativa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet