Olhar Jurídico

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Geral

Transparência

Antonio Joaquim apresenta à Presidência da República Programa de Desenvolvimento Integrado do TCE/MT

Foto: Ascom/TCE

Antonio Joaquim apresenta à Presidência da República Programa de Desenvolvimento Integrado do TCE/MT
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT foi apresentado à Presidência da República pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso e presidente da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil, Antonio Joaquim.


A reunião foi realizada no dia 12 de agosto último com o chefe do Gabinete Institucional e Pessoal da Presidência da República, Giles Carriconde Azevedo. Criado em 2012, o PDI prevê projetos e ações voltadas à melhoria da gestão pública, à transparência, aos resultados de políticas públicas e ao incentivo ao controle social.

O presidente da Atricon entregou documento propondo à Presidência, a formalização de convênio entre o Governo Federal e a Atricon como objetivo de implantar o PDI em todos os Estados e municípios brasileiros.

"A sugestão foi a de ter a participação do governo federal em parcerias visando estender a concepção do PDI para todos os Estados, tendo os Tribunais de Contas como instrumento de articulação dada à sua capacidade de interlocução com os agentes públicos brasileiros", explicou o presidente da Atricon.

A assessoria de imprensa do TCE/MT, informou que foi a partir da experiência com planejamento de longo prazo que o TCE-MT desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado. O PDI foi elaborado com o objetivo de contribuir com a gestão pública, melhorando a prestação de serviços, com um modelo de administração orientada para os resultados à sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Ao todo, aderiram ao PDI, 20 municípios de Mato Grosso e as Secretarias de Estado de Educação, de Segurança, de Saúde, de Administração e de Transporte e Pavimentação Urbana, além da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli lembrou que o TCE-MT participou do Programa Nacional de Modernização do Controle Externo (Promoex) em 2005. "Temos que registrar a importância da reunião do conselheiro Antonio Joaquim com o representante da presidente Dilma Rousseff, pois demonstra a credibilidade das ações desta Corte de Contas no âmbito nacional", afirmou Novelli.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet