Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Demanda crescente dos bairros faz Defensoria instalar Coordenadoria de Ações Comunitárias

Iniciado há cinco meses, o projeto que leva a Defensoria Pública para os bairros de Cuiabá ganha o status de coordenadoria na estrutura da instituição.

A portaria número 207, publicada na edição desta terça-feira (03) no Diário Oficial do Estado, cria no âmbito da Defensoria a Coordenadoria de Ações Comunitárias.

Com êxito em algumas ações, a iniciativa tem se tornado uma voz constante dos bairros junto às autoridades constituídas.

A demanda da proposta tem sido crescente. O projeto surgiu a partir da necessidade dos moradores de bairros mais carentes, que têm uma série de reinvindicações reprimidas.

"Muitos também nem sabem da existência da Defensoria. Nós nos antecipamos aos problemas, às demandas do cidadão mais carente", explica o Defensor Público-Geral Djalma Sabo Mendes Júnior.

Após reconhecida a necessidade e a demanda de algumas comunidades, Djalma Mendes iniciou uma conversa com as lideranças comunitárias, principais parceiros desta proposta e responsáveis pela interlocução entre a população e os defensores públicos.

"Neste período estamos mantendo o diálogo com os líderes comunitários, realizamos reuniões em bairros, em assentamentos, entre outros, e temos resultados práticos e exitosos da nossa iniciativa", contextualiza o Defensor Público-Geral.

Um dos exemplos da atuação deste núcleo foi a manutenção da UPA no bairro Pascoal Ramos. A prefeitura desejava mudar a unidade de saúde para o Osmar Cabral.

As defensoras públicas Fernanda Cícero de Sá Soares e Silvia Maria Ferreira atuam nesta coordenadoria. O telefone para contato é 3613-1055.

"O direito à justiça está à disposição e nós estamos aqui para somar e atuar mais no coletivo", posiciona-se.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet