Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

sessão do CNJ

Desembargadora manifesta “consternação generalizada” com aposentadoria de Joaquim Barbosa

Presidente do CNJ e do STF fica no cargo até o final de junho

Presidente do CNJ e do STF fica no cargo até o final de junho

Membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manifestaram consternação generalizada pela decisão do ministro Joaquim Barbosa de requere sua aposentadoria do cargo e consequentemente da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio CNJ.

Esta foi a primeira sessão do conselho após o anúncio de sua aposentadoria ocorrido durante sessão do STF na última quarta-feira (29.5).

Leia mais
Ministro Joaquim Barbosa confirma aposentadoria mas não justifica razão: “motivos pessoais”
Novos juizados, horário diferenciado e até intérprete para atender ao público da Copa

A manifestação mais eloquente foi feita pela conselheira Ana Maria Amarante. Desembargadora do TJDF, a magistrada parabenizou Barbosa pela postura firme em relação ao julgamento do mensalão e de outros “poderosos”.

“Juntemo-nos à consternação generalizada da aposentadoria do cargo que tão bem soube ocupar. Vossa Excelência soube de forma imperativa inarredável conduzir a independência do judiciário para julgar os poderosos. Quero expressar esperança na causa republicana e no ideal da justiça. Deus o acompanhe e muito obrigada”, afirmou.

O subprocurador geral da república citou o escritor argentino Jorge Luis Borges para destacar a importância da leitura e da educação recebida por Joaquim Barbosa para fazê-lo chegar ao topo da magistratura.

“Como dizia o escritor Jorge Luis Borges, o objeto que é extensão da memória é o livro. O livro transformou um garoto pobre e humilde em um doutor pela Sorbonne e depois presidente do Supremo Tribunal Federal. A educação foi a força formadora de ilustres quadros brasileiros”, frisou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet