Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

Mutirão Dpvat registra 95% de acordos em Sinop

Sucesso em conciliação. Assim pode ser definido o 1º Mutirão Dpvat – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), na última sexta-feira (6). Durante todo o dia foram promovidas 78 audiências, sendo que dos processos aptos à mediação, 95% resultaram em acordos. O valor pago às vítimas de acidentes de trânsito chegou a R$ 128.426,25.

Dois especialistas ficaram responsáveis pela realização das perícias, juntamente com equipe de cálculo da Seguradora Líder. Nos processos em que foram celebrados acordos a vítima receberá o valor da indenização em até 30 dias, o que é uma conquista, já que muitas aguardavam julgamento por mais de três anos, de acordo com a coordenadora do Centro Judiciário, juíza Débora Roberta Pain Caldas. “O resultado foi muito satisfatório principalmente por ter sido o primeiro mutirão, e por termos estabelecido um ritmo dinâmico de perícia e conciliação”, conta.

A magistrada avalia positivamente o evento e garante que todos os envolvidos entenderam a importância da mediação. “Tanto os autores dos processos quanto a Seguradora Líder se mostraram abertos ao diálogo, o que foi muito proveitoso”, destaca. Ressalta ainda que o resultado foi tão bom que o Centro Judiciário de Sinop realizará o 2º Mutirão Dpvat nos dias 23 e 24 de outubro.

Palestra – A unidade judiciária foi inaugurada em dezembro do ano passado e, a fim de expandir para a população de Sinop os benefícios da conciliação, a juíza Débora Pain ministrou uma palestra na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município nesta segunda-feira (9).

De acordo com ela, trata-se de um convite para que os advogados passem a frequentar o Centro Judiciário. “Eles fazem parte da administração da Justiça e, usando essa nova unidade judiciária, acabam desafogando as varas, além de ter tramitação processual célere”, reforça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet