Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

Conflito de competência

Juiz federal determina suspensão de contratos e licitação para a Lemat

Foto: Ilustração

Juiz federal determina suspensão de contratos e licitação para a Lemat
O Juiz Federal Ilan Presser, no exercício da titularidade da 1ª Vara/MT deferiu antecipação de tutela em sede de Ação Civil Pública promovida pela União, determinando a suspensão de eventuais contratos ou processos licitatórios da Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat).

A Advocacia-Geral da União (AGU) requereu a liminar judicial ao alegar que e a competência para esse tipo de atividade é exclusiva da União, conforme prevê a Constituição Federal. A Procuradoria da União em Mato Grosso (PU/MT) ajuizou Ação Civil Pública para proibir a exploração, autorização, permissão direta ou por meio de concessionárias, de quaisquer espécies de serviços lotéricos pela Lemat, uma autarquia criada pelo governo estadual. 

Leia mais
Justiça Eleitoral de MT proíbe propaganda eleitoral em canteiros de vias públicas

Na ação foi explicado que o estado de Mato Grosso, que tinha seus serviços de loteria de bilhetes previstos na Lei Estadual n° 363/1954, alterou as regras ali estabelecidas, por meio das Leis n° 5888/91 e n° 8.651/2007, tendo esta última permitido à Lemat execução das "mesmas modalidades lotéricas exploradas pela União".

Conforme a AGU, essa previsão é inconstitucional, pois violou a competência privativa da União quanto a loterias e sorteios, também conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, por meio da Sumula Vinculante n° 2.

De acordo com os advogados da União, pelo Decreto-Lei nº 204/1967 a exploração de serviços de loteria somente podem ser prestados pela União. Destacaram ainda que a norma, visando garantir a segurança jurídica das loterias então existentes e de responsabilidade dos estados, também permitiu a manutenção desses locais, desde que não houvesse aumento da emissão de bilhetes e séries.

A Lemat foi criada pelo Governo por meio de mensagem ao Legislativo e teve o projeto aprovado na Assembleia, no fim de 2011. O objetivo era o de explorar jogos que se assemelham ao modo já existente na Loteria Federal. A loteria de Mato Grosso deveria arrecadar R$ 20 milhões por mês, conforme o intuito do Executivo. Do total, 3% iriam para o Fundo de Assistência Social, 7% para o Fundo de Desenvolvimento Desportivo e 8% para a administração da própria autarquia.

A Lemat foi mencionada como de interesse para exploração do contraventor Carlinhos Cachoeira, cuja Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional investiga a relação do contraventor com empresários e autoridades dos governos estaduais e federal. O governo de Mato Grosso nega veementemente qualquer insinuação e ligação com o caso.

Veja a íntegra da decisão aqui.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet