Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

personagem do mensalão

Dilma assina decreto que antecipa aposentadoria de ministro Joaquim Barbosa do STF

Foto: Reprodução / Veja

Ministro deixa a corte alegando questões pessoais

Ministro deixa a corte alegando questões pessoais

O Diário OFicial da União (DOU) desta quinta-feira (31.7) publica o decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff, que formaliza a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. O ministro, personagem central do julgamento do Mensalão (Ação penal 470), deixa o Supremo Tribunal Federal (STF) após 41 anos de serviço público, sendo onze deles dedicados à Suprema Corte brasileira.

De acordo com o Supremo, Joaquim Benedito Gomes Barbosa antecipou sua aposentadoria em uma década por motivos pessoais e deixa a cadeira de número 18 da Corte.

Leia mais
Joaquim Barbosa surpreende e anuncia sua aposentadoria do Supremo Tribunal
Ministro Joaquim Barbosa pede adiamento de aposentadoria no Supremo

“Afasto-me não apenas da Presidência, mas do cargo de ministro”, anunciou formalmente Joaquim Barbosa na abertura da sessão plenária do dia 29 de maio.

“Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta Corte, no que é talvez o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político-institucional do nosso país”, completou o ministro.

Mineiro de Paracatu e nascido a 7 de outubro de 1954, Joaquim Barbosa é o primeiro ministro negro a tomar posse na presidência da Corte. Chegou ao Supremo Tribunal em 25 de junho de 2003, quando tomou posse em cerimônia conjunta com os ministros Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso – ambos já aposentados. Veio compor a Corte por indicação do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e assumiu a cadeira 18 deixada pelo ministro José Carlos Moreira Alves, paulista de Taubaté, que a ocupou por 28 anos (1975 – 2003).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet