Olhar Jurídico

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Constitucional

de MT

Gilmar Mendes vê risco do STF virar "Corte bolivariana"

Gilmar Mendes vê risco do STF virar
Nomeado ao Supremo Tribunal Federal em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro Gilmar Mendes diz temer que, ‘a exemplo da Venezuela’, o Supremo Tribunal perca o papel de contrapeso institucional e passe a "cumprir e chancelar" vontades do Executivo, com a possibilidade de governos do PT nomearem 10 de seus 11 membros a partir de 2016: "Não tenho bola de cristal, é importante que [o STF] não se converta numa corte bolivariana. Isto tem de ser avisado e denunciado".


Leia mais: 
Desembargador e juiz de MT serão julgados disciplinarmente pelo CNJ nesta terça

Em entrevista à "Folha de S. Paulo", ele comenta ainda ação do PT pelo direito de resposta contra a revista ‘Veja’. Disse que o Tribunal Superior Eleitoral ultrapassou a jurisprudência e avançou sobre a liberdade de expressão da imprensa escrita. “Talvez devamos pensar numa estrutura de Justiça Eleitoral mais forte, uma composição menos juvenil”, disse.

Sobre a eleição, ele criticou o ex-presidente Lula ao comentar representação do PSDB contra a campanha do PT que associou Aécio Neves ao consumo de álcool: "Diante de tal absurdo, será que o autor da frase também passaria no teste do bafômetro? Porque nós sabemos, toda Brasília sabe, eu convivi com o presidente Lula, de que não se trata de um abstêmio", afirmou.  


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet