Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

DIREITOS TRABALHISTAS

Ex-trabalhadores da rede Modelo começam a receber FGTS e de seguro-desemprego

Foto: Reprodução

Ex-trabalhadores da rede Modelo começam a receber FGTS e de seguro-desemprego
Ex-empregados da rede Modelo compareceram na última segunda-feira (03) à Coordenadoria de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Caesc) do TRT de Mato Grosso para confecção dos alvarás de liberação do FGTS e de habilitação no seguro-desemprego, que começam a ser distribuídos a partir desta quinta-feira (6).

Leia mais:
Tribunal de Justiça mantém bloqueio de bens de empreiteira por obra não concluída

Trata-se de ex-empregados que não ajuizaram ações individuais pedindo a liberação dos benefícios, mas que estão cobertos pela Ação Civil Pública movida pelo Ministério Públicos do Trabalho na 7ª Vara de Cuiabá. No dia 8 de outubro a Justiça determinou, liminarmente, a liberação e inscrição dos trabalhadores. Ao todo é esperada a presença de aproximadamente 400 trabalhadores para a entrega dos documentos.

A partir da próxima quinta, a CAESC começará a entregar, por dia, 40 alvarás de habilitação no seguro-desemprego e 40 para liberação dos valores depositados a título de FGTS. Tanto o saque quanto a habilitação poderão ser feitos nas dependências do próprio TRT, que conta com um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal e do SINE/MT.Os trabalhadores do grupo começaram a ir ao Tribunal após contato com o Sindicato representativo da categoria, que repassou as informações aos ex-empregados.

Por volta de mil trabalhadores pertencentes ao Grupo Modelo, que incluiu a rede de supermercados e outras empresas, foram prejudicados com o encerramento das atividades pelo Grupo. Destes, por volta de 600 ajuizaram ações individuais na Justiça do Trabalho e não precisarão comparecer ao Tribunal neste momento.

A Justiça em Mato Grosso decretou a falência do Grupo Modelo no dia 22 de outubro. A decisão foi do magistrado Flávio Miraglia Fernandes. A determinação foi tomada após pedido do próprio Grupo Modelo, de credores e até mesmo do Banco Safra.

O fechamento das lojas teve início em janeiro de 2013. Ao todo o Grupo possuía cerca de 14 unidades entre hipermercados, supermercados e atacarejos (vendas no atacado e varejo). Além disso, a rede possuía sua própria empresa de distribuição, a ABS Logística, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, mais precisamente na rodovia BR-364, sentido Cuiabá-Rondonópolis. A rede possuía ainda farmácias e restaurantes em algumas unidades, como no HiperModelo, Pantanal Shopping e Miguel Sutil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet