Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Magistrada nega pedido de revogação de prisão interposto por membros do Clã Pagliuca

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Magistrada nega pedido de revogação de prisão interposto por membros do Clã Pagliuca
A juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Vara Especializada Contra o Crime Organizado de Cuiabá, negou, no dia 27 de maio, a revogação de prisão pedida por Regina Célia Cardoso Pagliuca e Regis Aristide Pagliuca, membros do Clã Pagliuca, acusados de integrar um esquema de tráfico internacional de entorpecentes. Ambos encontram-se foragidos.

Leia mais:
STF nega recurso e Júlio Campos continua sendo investigado por falsificação de documento

Constam ainda, como réus nos autos, Joelson Alves da Silva e Elaine Cristina Pagliuca Silva. Segundo Selma Rosane não existe qualquer mudança fática que justificasse a revogação da prisão decretada.

Além das prisões por tráfico, a magistrada determinou, em maio de 2014, a expedição de mandados de detenção contra os acusados na ação que respondem pela suposta participação em um esquema de compra de decisões judiciais, para libertar os integrantes da quadrilha.

“Da análise do édito condenatório, verifica-se que a prisão se justifica em face da gravidade dos delitos pelos quais foram condenados, pela quantidade da pena fixada e o regime de cumprimento imposto, bem como para assegurar a aplicação da lei penal e a execução da pena, já que os acusados encontram-se foragidos”.

Operação Assepsia

A Operação Assepsia foi desencadeada em abril de 2013 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça. Na ocasião, foram expedidos dez mandados, sendo 5 de prisão e 5 de busca e apreensão contra um advogado, um estagiário, um servidor público do Poder Judiciário e dois integrantes de uma organização criminosa atuante no ramo de tráfico de pasta base e cocaína.

Um dos alvos da denúncia foi o vereador cassado João Emanuel (PSD). Além dele, também foram denunciados José Maria Machado, Ailton Rodrigues de Pádua, Adalberto Pagliuca Neto, Régis Aristide Pagliuca, Regina Célia Cardoso Pagliuca, Joelson Alves da Silva, Elaine Cristina Pagliuca Silva, Joelma Alves da Silva e Ana Alves da Silva. Todos respondem por corrupção ativa. Conforme a investigação, duas tentativas de suborno foram realizadas pelo grupo, junto ao assessor jurídico da Vara Especializada Contra o Crime Organizado
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet