Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Tributário

Tomás Correia quer cobrança do ICMS da energia elétrica no estado produtor

O senador Tomás Correia (PMDB-RO) declarou em Plenário apoio a todas as propostas em tramitação no Congresso Nacional que visem passar para o estado produtor de energia elétrica a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), hoje cobrado no estado consumidor. Em pronunciamento nesta quarta-feira (19), o parlamentar disse que a situação atual é “absolutamente inaceitável”.

Tomás Correia lembrou que seu estado tem duas grandes usinas em construção – Santo Antônio e Jirau – que aumentaram a demanda por serviços públicos. A grande quantidade de pessoas que foram para a Rondônia trabalhar nas obras, segundo ele, gerou uma sobrecarga para os sistemas de saúde, educação e infraestrutura do estado.

O senador observou que, com o término das obras, virão outras consequências negativas, como o desemprego e as questões sociais dele decorrentes. No entanto, a arrecadação de ICMS da energia gerada pelas usinas, segundo o senador, será totalmente feita pelo estado de São Paulo, que já arrecada 34,6% do ICMS pago em todo o país.

Para Tomás Correia, o Brasil vive “um arremedo de equilíbrio federativo”, uma vez que todas as matérias votadas no Senado são também votadas na Câmara dos Deputados, onde a região Norte tem apenas 65 representantes, contra 70 de São Paulo.
– Sabemos que São Paulo tem um poder político muito grande, muito maior do que toda a região Norte – afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet