Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Geral

Novas sedes de subseções proporcionam conforto e comodidade aos advogados

A valorização dos advogados e o consequente fortalecimento da classe e a aproximação com os órgãos públicos, principalmente com o Poder Judiciário de Mato Grosso, são exemplos das conquistas que a diretoria da OAB/MT alcançou desde o início da gestão, em 2010. Nesse sentido, é importante destacar que as construções das novas sedes das Subseções da OAB de Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Tangará da Serra colaboraram e despertaram nos profissionais o sentimento de que podem contar com o apoio da atual administração e manifestações nesse sentido foram feitas por diversos presidentes de subseções durante o último Colégio de Presidentes, realizado em Primavera do Leste.

Conforto e estrutura

As novas sedes dispõem de espaços mais amplos, melhor iluminados e arejados, e proporcionam condições adequadas para os advogados poderem trabalhar e, além disso, também contam com sede social para eventuais confraternizações.

A primeira sede inaugurada foi a de Lucas do Rio Verde, em janeiro de 2010. Na ocasião, o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, enfatizou que a “sede da subseção é uma conquista e um orgulho não apenas para aos advogados, mas para a própria comunidade”. Com uma área construída de 265 m², além do auditório, a subseção tem uma sala de trabalho equipada com computadores para atender os advogados, salas da presidência e de reunião, recepção, copa e sanitários, inclusive para portadores de necessidades especiais.

Presença da OAB Nacional

Em maio deste ano, a Subseção da OAB de Alta Floresta foi a segunda sede concluída. Considerada símbolo da advocacia, sua inauguração também foi prestigiada pelo presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante e o diretor tesoureiro do Conselho Federal, Miguel Ângelo Sampaio Cançado. “Esta é a casa da advocacia, símbolo da representatividade de uma classe. A Seccional Mato Grosso e a Subseção de Alta Floresta estão de parabéns pelo seu exemplo de organização, trabalho, dignidade e atuação na defesa da advocacia”, ressaltou Ophir.

E a união entre as subseções e os diversos membros que integram a OAB/MT foi destacada com emoção pelo presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro, que homenageou cada um dos 29 presidentes de Subseções presentes. Ele lembrou que a união de todos torna realidade a luta em busca de melhorias para a Justiça como um todo.

Três meses depois, em agosto, as novas sedes inauguradas foram as de Primavera do Leste e de Tangará da Serra. A primeira contou com a participação de toda a diretoria da OAB/MT e da subseção, além da presença do diretor tesoureiro da OAB nacional, Miguel Cançado. Aproximadamente 250 pessoas estavam presentes ao evento.

O presidente da OAB/Primavera, Marcelo Theodoro, fez homenagens à diretoria da OAB nacional, da Seccional, conselheiros, ex-presidentes da Subseção e autoridades e responsáveis pela obra. “Agradecemos o apoio da gestão na realização deste sonho, ao prefeito da cidade pela cessão de uso do terreno e a todos os ex-presidentes e colegas de gestão pelo trabalho voluntário em prol do nosso fortalecimento institucional. Esta é a Casa do Advogado”, consignou Marcelo Theodoro.

Ainda no mês de agosto, a advocacia do polo de Tangará da Serra ganhou um novo “centro irradiador dos ideais democráticos, voltado também para a educação, a troca de experiências e para a cidadania”. As palavras são do presidente da OAB/Tangará, Josemar Carmerino dos Santos, ao apresentar a nova sede da subseção a um público de mais de 250 pessoas.

“A Seccional acreditou, confiou no nosso projeto. O presidente Cláudio nunca deixou de nos apoiar e agora o sonho se tornou realidade. Agradecemos muito a todos que contribuíram para a construção desta sede”, ressaltou o presidente da subseção. A construção de quase mil metros quadrados levou 20 meses para ser finalizada e foi elogiada por todos, assim como a dedicação e o zelo do advogado Josemar Carmerino em acompanhar as obras, gerando manifestações emocionadas dos colegas da Subseção.

Planejamento cumprido

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, ressaltou que a entrega da sede foi um compromisso assumido pela diretoria no início da gestão, de concluir todas as quatro obras iniciadas em importantes polos do Estado: Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

“Fechamos um ciclo com esta inauguração. Fizemos também um amplo trabalho em parceria com a Caixa de Assistência de reestruturar as salas do advogado e preparar o profissional para o Processo Judicial Eletrônico; com a ESA para oferecer cursos de pós-graduação presenciais para o interior; com o TDP para desagravar advogados de Mato Grosso injustamente atacados, como fizemos aqui em Tangará. A OAB esteve sempre presente, não tolera, não admite desrespeito ao profissional. Justiça se faz em conjunto e esta sede é o resultado de uma luta conjunta”, consignou Stábile.

Manifestações

O presidente da OAB de Rondonópolis, Adalberto Lopes de Souza, observou que há muitos anos participa de funções junto à Diretoria da Subseção e considera importante o envolvimento e interação entre a Seccional e as unidades no interior.

A presidente da OAB de Mirassol D’Oeste, Maria Aparecida Alves de Oliveira Leite, ressaltou que todos os pleitos levantados junto aos advogados de problemas locais foram levados à Diretoria e tiveram encaminhamentos e ações para buscar soluções efetivas, entre elas, o lançamento das obras do novo Fórum da Comarca de Mirassol.

O presidente da OAB de Colíder, Wilson Roberto Maciel, também cumprimentou a diretoria da OAB/MT pela interiorização promovida em dois anos de gestão e pelo sucesso do evento que teve a participação dos integrantes da OAB nacional. Ele destacou a parceria feita pela ESA/MT com a Associação dos Advogados de São Paulo para cursos telepresenciais que estão sendo sucesso na Subseção.

Na opinião do presidente da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, a presença constante dos membros da Diretoria da OAB/MT nos municípios é destaque, em especial nas questões que demandaram atuação mais enérgica, seja na defesa das prerrogativas ou em outras situações. Acrescentou que o prédio da sede da Subseção de Tangará é uma realidade em decorrência do trabalho da diretoria da Seccional em conjunto com a diretoria da Subseção.

O presidente da OAB de Juína, Oswaldo Lopes de Souza, vem buscando junto aos órgãos públicos melhor estrutura para atendimento ao público e a Diretoria da OAB/MT tem sido constante nas cobranças seja por mais juízes, servidores, pela instalação de postos de atendimento da Delegacia da Receita Federal e outros. Disse ainda que pela primeira vez Juína conta com uma turma de pós-graduação em Direito como resultado desta união entre Seccional e Subseções.

Já o presidente da OAB de Primavera do Leste, Marcelo Theodoro, afirma que a OAB/MT não deve se cansar de cobrar dos órgãos públicos a melhoria dos serviços e a aplicação da lei. Ele mesmo já esteve com a Diretoria da OAB/MT em diversas reuniões com o presidente do Tribunal de Justiça em busca de soluções e reconhece a importância desse apoio institucional. Salientou ainda o grande apoio da diretoria da Seccional para a conclusão do prédio da sede da Subseção que preside e que o apoio da Seccional se fez constantemente presente desde o início da gestão.

“As subseções da OAB do interior estão sendo atendidas de uma maneira histórica. A Seccional está muito mais próxima. Há todo um trabalho sendo desenvolvido em prol das subseções e argumentações diversas nesse sentido devem ser repudiadas”, destacou o presidente da Subseção de Comodoro, Leopoldo Loadyr da Silva Júnior.

Na opinião do presidente da Subseção de Nova Mutum, Arnaldo Rauen Del Pizzo, os advogados do município sempre foram bem atendidos pela Ordem. “Toda vez que precisamos da diretoria da OAB/MT fomos prontamente atendidos. Manifestações diversas desta não condizem com a realidade, pois desde o início da gestão tivemos apoio irrestrito e estamos felizes em fazer parte de um projeto coletivo”, enalteceu

O presidente da Subseção de Poxoréu, Jurandir Ventresqui Guedes, também reconheceu os trabalhos e ações realizadas pela diretoria da OAB/MT. “Estou orgulhoso de fazer parte de uma gestão vitoriosa e de um projeto coletivo. Vamos continuar trabalhando para que os trabalhos continuem dando resultado nos próximos anos devido ao respeito que a OAB/MT conseguiu implantar na gestão do presidente Cláudio Stábile. Só temos a agradecer, pois fomos beneficiados com cursos via satélite pela ESA/MT, novos computadores, scanner e essas ações alcançadas merecem ser aplaudidas”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet