Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

FÓRUM FECHADO

OAB pede à Justiça retorno urgente das audiências de custódia em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

OAB pede à Justiça retorno urgente das audiências de custódia em Mato Grosso
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, solicitou ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que, mediante a adoção de medidas de segurança, retome urgentemente a realização das audiências de custódia.

Dentre as medidas de segurança adotadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para contenção do avanço do novo coronavírus está o fechamento de todos os fóruns até o dia 30 de abril, suspendendo, assim, a realização das audiências para a imediata apresentação de pessoa presa à autoridade judicial.

Leia mais:
Filhos de trabalhador morto em acidente em pasto receberão indenização de R$ 60 mil de Amado Batista

A OAB-MT argumenta que, desta forma, as garantias previstas na Constituição Federal e até mesmo em Provimento do TJMT deixam de ser observadas.

Assim, visando assegurar a preservação de direitos, a Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB-MT, levando em consideração o cenário mato-grossense de enfrentamento à Covid-19, propõe que seja disponibilizada uma sala de audiência em cada fórum exclusivamente para a realização das audiências de custódia.

A Ordem ainda recomenda que, com o devido controle das pessoas que ingressarão na sala, deverá ser exigido também a observância das medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde a fim de evitar a propagação do vírus.

Ainda, a OAB-MT propõe a realização das audiências de custódia por meio de videoconferência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet