Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

ação do SNI

Bezerra, Antero e Thelma foram considerados líderes comunistas e tiveram endereços fichados pela Ditadura

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Bezerra, Antero e Thelma foram considerados líderes comunistas e tiveram endereços fichados pela Ditadura
O Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de espionagem da Ditadura Militar, criou em 1988, já no período de redemocratização, uma lista com nomes e endereços do que dizia ser os principais líderes de organização comunistas em Mato Grosso.

Leia também 
MPF aciona Caixa, PM e Prefeitura de Cuiabá para adoção de medidas contra aglomerações

 
O hoje deputado federal Carlos Gomes Bezerra (MDB) aparece como membro do Momento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8). Outro nome citado como membro do MR-8 é Antero Paes de Barros.
 
Ouvido pelo Olhar Jurídico, Antero afirmou que a lista de endereço produzida pelo órgão de espionagem era falha. "Mostra a incompetência dos militares. Em 1982, quando eu fui candidato a vereador, era muito jovem, realmente cheguei a participar de discussões do MR-8, mas em 82 eu rompi com eles".
 
O Movimento Revolucionário 8 de Outubro foi uma organização política marxista que participou da luta armada contra a ditadura brasileira. Esposa de Dante de Oliveira, a também política Thelma de Oliveira, é apontada como mais um membro do MR-8.

(Veja o documento aqui)
 
Bezerra
 
Carlos Bezerra, considerado inimigo da ditadura militar, foi vigiado de perto pelo Serviço Nacional de Informações . Em 1979 militares produziram o documento intitulado "juízo sintético" em que descreviam o político.
 
"Emedebiste oriundo do ex-PTB. É considerado como o principal líder oposicionista na área. Pertence ao Grupo dos 'Autênticos' do MDB".
 
Em 1986 Bezerra foi eleito governador de Mato Grosso.

(Veja o documento aqui)
 
Dante
 
Apesar de não constar na lista e endereços dos principais líderes de organização comunistas em Mato Grosso, Dante de Oliveira foi perseguido ao lado de sua esposa, Thelma de Oliveira.
 
Documento de janeiro de 1981 descreve a apreensão do jornal "Hora do Povo" a mando do Ministério da Justiça.  O material estava com Dante, então deputado estadual.
 
O documento descreve Dante como "representante daquele jornal naquela capital, o qual recebe os exemplares para distribuição em nome de sua esposa Telma de Oliveira". Hora do Povo era editado e distribuído pelo Movimento Revolucionário Oito de Outubro.

(Veja o documento aqui)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet