Olhar Jurídico

Quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Notícias / Geral

Juiz atende pedido de Riva e dá 10 dias para Grupo Gazeta explicar acusação de interferência na AL

Da Redação - Vinicius Mendes

09 Jun 2020 - 11:04

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Juiz atende pedido de Riva e dá 10 dias para Grupo Gazeta explicar acusação de interferência na AL
O juiz João Bosco Soares da Silva recebeu o pedido do ex-deputado José Riva e determinou que o Grupo Gazeta preste, em dez dias, os esclarecimentos sobre uma nota veiculada pelo no dia 26 maio, pela qual Riva foi acusado de estar interferindo na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O ex-deputado negou as acusações e disponibilizou seu próprio celular à Justiça, para que fossem esclarecidas quaisquer dúvidas.

Leia mais:
Riva nega colaborar para eleição de Janaina na presidência da AL e oferece celular à Justiça

A decisão do juiz é do último dia 3 de junho. Ele recebeu o pedido de explicações em juízo interposto contra a Gazeta Digital Ltda após a veiculação de uma notícia que acusava José Riva de interferir na eleição da mesa diretora da AL, supostamente para beneficiar sua filha, a deputada Janaina Riva (MDB).

O magistrado determinou que o veículo de comunicação preste as informações solicitadas no prazo de dez dias. Ele também decidiu que "em caso de recusa em prestar às explicações ou deixando de fornecê-las satisfatoriamente, fica o interpelado sujeito a responder pela ofensa".

A defesa de Riva alegou que o jornal atribiu conduta falsa ao ex-deputado e afirmou que José Riva e Janaina "foram ofendidos quanto à sua reputação, dignidade e decoro, como também, se não bastasse, principalmente quanto a sua honra". 

A defesa pediu que sejam respondidos quatro questionamentos:

1º- Se são verdadeiras as afirmações atribuídas ao requerente e publicadas pelo mencionado meio de comunicação, nesta data cujo teor restou acima transcrito?

2º- Em caso afirmativo, quais são os deputados que receberam ligações do ex-deputado estadual (requerente)?

3º- Quando ocorreram as ligações efetuadas pelo ex-deputado estadual (requerente) aos referidos deputados, solicitando apoio à deputada Janaina Riva?

4º- Quais foram as circunstâncias que se deram esses diálogos entre os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e a pessoa do requerente?

Comentários no Facebook

Sitevip Internet