Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Corregedor destaca a importância da conciliação para o Judiciário

Durante instalação de dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em São Luís, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, destacou a importância da conciliação para o Judiciário. Para ele, conciliando, todos saem ganhando e tempo e custos são poupados para todas as partes. O corregedor representou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Guerreiro Júnior, durante as solenidades.

“Nenhum momento é mais oportuno para a instalação destes centros! Estamos em pela Semana Nacional da Conciliação, com trabalhos significativos no Maranhão. Foram 20 mil audiências agendadas e, até agora, milhares de acordos. Se tivermos 10 mil acordos, são 10 mil menos processos no Judiciário maranhense e isso é muito benéfico. Tempo e custos são poupados. Tempo dos advogados, da Justiça e das partes envolvidas que saem satisfeitas, com o seu problema resolvido”, declarou o corregedor Cleones Cunha no Fórum Desembargador Sarney Costa, na manhã desta segunda-feira (12/11), sede de um dos Centros de Solução de Conflitos Judiciais de São Luís.

Segundo o desembargador José Luiz Almeida, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do TJMA, a prática da conciliação é um objetivo do Judiciário nos dias de hoje, ressaltando o empenho que ele e todos os envolvidos estão tendo para difundir a prática da conciliação. “Agradeço aqui todos que estão envolvidos neste trabalho, os que estão dando todo o apoio. Queremos, através de parcerias, como as firmadas hoje, desenvolver a prática da conciliação pré-processual. Eu acredito nisto”, disse o magistrado.

Durante a instalação do centro, o Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA e a Defensoria Pública do Maranhão firmaram parceria com a empresa Vivo e com a Cemar, para facilitar a comunicação e, consequentemente, a designação de audiências de conciliação (pré-processuais).

Além do Centro de Solução de Conflitos Judiciais do Fórum Desembargador Sarney Costa, foi instalado o centro localizado na Rua do Egito, com a presença dos desembargadores Cleones Cunha, José Luiz Almeida e Lourival Serejo, dos juízes auxiliares da Presidência do TJMA, Nilo Ribeiro e Francisca Galiza, da coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Márcia Cristina Chaves, do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, juiz Alexandre Abreu, do juiz da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher, Nelson Moraes Rêgo, do superintendente do Procon/MA, Cléber Moreira Neto, entre outras autoridades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet