Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

MESA DIRETORA

Relator vota para confirmar decisão que determinou nova eleição na Assembleia Legislativa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Relator vota para confirmar decisão que determinou nova eleição na Assembleia Legislativa
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou confirmando liminar que determinou a realização imediata de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Sessão virtual iniciou nesta sexta-feira (11) e tem previsão de terminar no dia 18 de junho.

Leia também 
Supremo rejeita ações contra realização da Copa América no Brasil

 
A ação foi ajuizada pela Rede Sustentabilidade contra dispositivo da Constituição de MT que autoriza a recondução do presidente e dos demais ocupantes de cargos que compõem a Mesa da Assembleia Legislativa. Outro processo foi proposto pela Procuradoria Geral da República, com o mesmo objeto.
 
O partido narrou que ocorreram sucessivas reconduções para a Presidência entre 2009 e 2014. Além disso, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) foi eleito e empossado para o exercício do terceiro mandato consecutivo, após ter cumprido mandato nos biênios 2017-2018 e 2019-2020. Citou, também, decisão monocrática do ministro Alexandre na ADI 6654, sobre a reeleição para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima.
 
Na decisão cautelar, que está sendo reexaminada no mérito, o ministro fixou interpretação conforme a Constituição Federal ao artigo 24, parágrafo 3º, da Constituição de Mato Grosso para possibilitar apenas uma recondução sucessiva aos mesmos cargos da Mesa Diretora e determinou, ainda, a suspensão da eficácia da eleição realizada em 2020.
 
Após a decisão monocrática, a Casa de Leis em Mato Grosso realizou nova eleição, substituindo Botelho por Max Russi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet